Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Reportagem: Gilvan Santos / Secom PMS
As equipes da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da Prefeitura de Salvador ficarão de plantão até as 3h para garantir a beleza e segurança nos 12 dias de festejos juninos do Arraiá da Prefs. A festa começa na próxima quinta-feira (4) e segue até 23 de junho, na Rua Chile e Praça Municipal. A operação contará com uma equipe exclusiva responsável pela manutenção, formada por quatro profissionais em campo e um supervisor técnico.
A estrutura terá palco de forró, arena para apresentação de quadrilhas e um túnel de 400 metros de bandeirolas por onde vai desfilar o cortejo junino. Além disso, haverá Vila Junina gastronômica, Feira da Economia Criativa, Fazendinha infantil, Praça Namoradeira, arquibancada e espaço de acessibilidade; e tudo precisa estar bem iluminado.
Eletricistas, ajudantes técnicos, motoristas, pedreiros e supervisores vão acompanhar e monitorar os espaços. Serão 40 circuitos de iluminação e mais de 50 projetores. O diretor de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, ressalta o caráter cultural da festa.
“Quando iluminamos um espaço histórico como a Rua Chile durante o São João, nós não estamos apenas instalando refletores ou elementos cenográficos. Estamos criando uma experiência para quem vive a cidade. A iluminação tem esse poder de transformar ambientes, gerar pertencimento, estimular o turismo e fortalecer a nossa cultura popular. O Arraiá da Prefs nasce exatamente dessa visão de cidade viva, ocupada e valorizada”, afirma.
Nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, haverá ainda telões no Arraiá, em Paripe (Praça João Martins), Cajazeiras (Campo da Pronaica), Itapuã (Avenida Dorival Caymmi) e Ribeira (final de linha) que também vão exigir atuação da Dsip.
Mesmo com a operação especial dedicada ao Arraiá da Prefs no Centro Histórico, a Dsip reforça que seguirá atuando normalmente com os serviços de manutenção e atendimento da iluminação pública nos demais bairros da cidade. Haverá reforço de iluminação em eventos juninos em vias públicas e festejos de jogos da Copa. A população pode registrar solicitações, ocorrências e demandas relacionadas à iluminação pública por meio da central 156.