Mutirão Todos em Ação beneficia milhares de moradores – CGNotícias

Durante a manhã deste sábado (23), a região do Bairro Jardim Canguru recebeu os serviços do programa Todos em Ação – a Prefeitura Mais Perto de Você, mais uma vez realizado em parceria com o Mutirão. Das 8h às 13h, mais de 300 serviços gratuitos foram oferecidos, suprindo diversas necessidades da comunidade.

“O programa Todos em Ação é uma iniciativa fundamental para promover o acesso da população aos serviços públicos essenciais. Estamos comprometidos em fortalecer o vínculo entre a prefeitura e a comunidade, ouvindo suas demandas e buscando soluções para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos. É com esse espírito de colaboração e comprometimento que o poder público municipal atua para fazer a diferença em cada bairro da cidade”, ressalta a prefeita Adriane Lopes. Ela anunciou que na segunda-feira (25) será assinado o termo de responsabilidade para revitalização da Escola Municipal Arlene Marques Almeida.

Na ocasião, a chefe do Executivo Municipal assinou a ordem de serviço para instalação de 980 metros de rede de abastecimento de água e esgoto na comunidade Só por Deus, localizada no Bairro Centro-Oeste. O investimento é de R$ 1,2 milhão na obra, que deve atender cerca de 85 famílias que vivem no local. “Quando a população tem acesso à água potável, é um investimento na saúde pública, pois a população ganha mais qualidade de vida e diminui as filas nos postos de saúde”, pontuou.

O segundo Mutirão Todos em Ação deste ano contou com apresentações culturais e musicais, gincanas, pintura facial, brinquedos para as crianças e sorteio de brindes.

Para a coordenadora-geral do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Adir Diniz, o Todos em Ação cumpre a missão de levar serviços essenciais a todas as regiões da Capital. “Ao longo das edições, o Todos em Ação tem sido um farol de esperança e serviço para a nossa cidade. Estamos profundamente gratos pela dedicação e compromisso contínuo dos voluntários e parceiros em melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos”, afirmou.

Thiago Cânepa Amorim, parceiro desta edição, ressalta o impacto positivo da colaboração entre os setores público e privado em benefício dos munícipes. “Durante todos esses anos, conquistamos a confiança de centenas de instituições que levam mais de mil voluntários por ação e mais de 300 serviços, de saúde a documentação. Quem ganha é a população que pode em um único dia resolver problemas burocráticos, fazer exame e ter uma manhã de diversão e entretenimento”, pontuou Amorim.

Quem passou pelo evento levou para casa verduras e legumes manipulados na Unidade Técnica de Agricultura Urbana (UTA/FAC), além de roupas e calçados que fazem parte do Varal Solidário do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) montou uma sala de vacinação na Escola Municipal Arlene Marques Almeida. Além disso, foram oferecidos serviços como coleta de exame citopatológico do colo uterino (Preventivo), avaliação nutricional, inserção de DIU, escuta qualificada e atendimento em saúde mental. Também foram disponibilizados exames de ultrassonografia de vias urinárias, consultas com clínico geral, atendimento psiquiátrico, entre outros.

A líder comunitária do Jardim Canguru, Marilene Jarcem dos Santos, 54 anos, destacou a importância do Todos em Ação chegar ao bairro. “É uma alegria para os moradores do Jardim Canguru, o evento está favorecendo toda a comunidade porque através das parcerias, a população está tirando documentos, trazendo o pet para agendamento de procedimento, além da distribuição de mudas, e os alimentos e roupas feitos pelo FAC”, afirmou Santos.

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) orientaram à população em relação a isenção de IPTU para aposentados e pensionistas, revisão de dados cadastrais, além de instruções quanto aos procedimentos de podas ou remoção de árvores. A pasta distribuiu, ainda, mil mudas frutíferas aos moradores da região.

Eliane dos Santos, 53 anos, aproveitou o Mutirão para passar pela triagem do dentista, garantir o kit de verduras e uma muda de árvore frutífera. “É muito bom essa ajuda chegar até a comunidade, nós estávamos precisando dessa atenção porque é difícil resolver essas pendências durante a semana, seja por acesso ao serviços ou pelo tempo mesmo”, salientou.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF) realizou atendimento para revalidar o cadastro das pessoas inscritas no programa de habitação social, além de pagamento de parcelas e renegociação de dívidas, como o caso do segurança Júlio Valdez, 50 anos.

“É uma excelente oportunidade para regularizar as dívidas que existem dentro do imóvel e viemos para acertar isso. Hoje em dia o país passa por dificuldades e estamos tentando negociar para resolver da melhor forma possível”, disse.

Em 2024, o bairro Portal Caiobá foi o primeiro a receber o Todos em Ação no dia 2 de março. Em 2023, a primeira edição aconteceu no dia 25 de março, na região do Anhanduizinho, e contou com a participação de cerca de 3,5 mil pessoas. No dia 13 de maio, o programa passou pelo Distrito de Anhanduí e atendeu quase 5 mil pessoas.

No mês de novembro, 10 mil pessoas participaram do Todos em Ação no bairro Jardim Santa Emília, com mais de 30 mil atendimentos realizados. Na última edição de 2023, em 9 de dezembro, 15 mil pessoas compareceram ao evento na região do bairro Vida Nova, totalizando 35 mil atendimentos.

Serviço

O próximo Mutirão Todos em Ação está previsto para o dia 20 de abril, na Escola
Municipal Fauze Scaff Gattas Filho, no bairro Nova Campo Grande.