ENTRETENIMENTO

Secretaria de Saúde garante vacinação e atualização da caderneta em salas de vacinas e pontos extras

Diversos serviços da rede municipal de saúde estão mobilizados para garantir a assistência preventiva, por meio da vacinação, principalmente nesse período de férias e, logo mais, a caderneta precisará estar atualizada para a ‘volta às aulas’. Nesta sexta-feira (12), as doses podem ser administradas nas unidades de saúde da família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, o Centro Municipal de Imunização e as Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.  

Os pontos extras também estão funcionando normalmente, ofertando todas as vacinas de campanhas, além das que fazem parte da programação preventiva de rotina.  Eles estão localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, com equipes atendendo das 12h às 20h.  

Para as crianças são recomendadas três doses: a primeira dose será aos seis meses de idade; a segunda, aos sete meses; e a terceira, aos noves meses. Caso a criança não seja vacinada nesse período, ela tomará as três doses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, e acordo com a dose licenciada para cada faixa etária. Para os outros grupos, a vacinação independe da quantidade de doses que já tenham sido tomadas, nos anos anteriores com intervalo de seis meses da última dose, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.  

Locais de vacinação nesta sexta-feira (12) Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) 10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira) 9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar Agendamento: (83) 98645-7727 – (Apenas whatsapp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)