NOTÍCIAS

No Dia Mundial do Saneamento para Todos, BRK destaca avanços no saneamento em Limeira – Notícia de Limeira

Compartilhe

 Município tem os serviços universalizados e é destaque em rankings nacionais

 Neste sábado  (19), é celebrado o Dia Mundial do Saneamento para Todos, data criada em 2013, pela Assembleia Geral das Nações Unidas em defesa dos direitos do indivíduo ao acesso ao saneamento básico. A data é importante para promover a discussão sobre o tema, além de estimular que as entidades civis e governamentais pensem em ações para garantir o acesso universal a esse serviço.

 Segundo o Ranking do Saneamento 2022, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto. Além disso, somente 50% do volume de efluentes gerados são tratados, o que significa que mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento são despejadas na natureza diariamente.

 A ausência de acesso à água tratada também é um problema e atinge quase 35 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, dados divulgados pelo Instituto Trata Brasil mostram que a média nacional do índice de perdas é de 40,1% e que 7,5 mil piscinas olímpicas de água potável são perdidas todos os dias.

 A realidade em Limeira é bem diferente da encontrada nacionalmente. A cidade, que foi a primeira do Brasil a conceder os serviços de água e esgoto para uma companhia privada, hoje é modelo de saneamento básico no país com 100% de distribuição de água tratada na área urbana. O município é destaque no combate às perdas de água. Em 2021, o índice no município fechou em 19,67%. O percentual representa menos do que a metade do índice encontrado no início da concessão, em 1995, quando o indicador era de 45%.

 O resultado é fruto do trabalho realizado pela BRK e impacta diretamente na conservação dos recursos hídricos. E, para isso, vale uma comparação: se em 2021 o índice de perdas de água de Limeira ainda fosse de 45%, cerca de 6 bilhões de litros de água teriam sido perdidos ao longo do ano. A economia, então, proporcionada com a redução das perdas para 19,67% foi fundamental para que Limeira enfrentasse o extenso período de estiagem do ano passado. Os 6 bilhões de litros economizados hoje são suficientes para abastecer todo o município, que possui atualmente 308 mil habitantes, por 116 dias ou quase 4 meses.

 Esse índice segue caindo. No primeiro semestre de 2022, o indicador fechou em 19% e ficou abaixo do registrado no mesmo período de 2021, quando o indicador ficou em 19,32%.

 Quando o assunto é esgoto, Limeira também é destaque. No município são tratados diariamente mais de 51 milhões de litros de esgoto gerados. Vale destacar que o sistema de esgotamento sanitário da cidade é universalizado, ou seja, o município conta com 100% de coleta e tratamento de esgoto em toda a área urbana.

 “O acesso ao saneamento básico é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças hídricas e impacta positivamente na educação. Além disso, promove a preservação do meio ambiente, preservando os rios e mananciais dos municípios. Por isso, a BRK tem como seu propósito transformar a vida das pessoas levando o saneamento para muito além do básico”, destaca Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.

 Destaque em Rankings Nacionais

 Limeira tem sido destaque em rankings nacionais, como a 14ª dição do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados. O município ficou em 6º lugar entre as 100 maiores cidades do país.

 Os indicadores positivos foram obtidos graças aos trabalhos realizados desde o início da concessão dos serviços de saneamento à iniciativa privada. Ao longo dos anos, a região registrou importantes avanços e melhorias em equipamentos e infraestrutura (redes, estações de tratamento, reservatórios, elevatórias, equipamentos, entre outros), na gestão da qualidade dos processos, atenção aos recursos hídricos, melhoria contínua na satisfação do cliente, além de qualificação da equipe.

 Além disso, a cidade ficou ainda em 9º lugar, entre 5.570 cidades do país, no ranking responsável por medir o desempenho dos municípios brasileiros no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS surgiram em 2015 e foram assinados por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. Dia Mundial do Banheiro

 O Dia Mundial do Banheiro também é comemorado no dia 19 de novembro, e foi uma data criada pelo World Toilet Organization, em 2001. O dia também tem o objetivo de reforçar as pautas de direito do acesso ao esgotamento sanitário e promover a consciência dos governos, entidades públicas e privadas, e da população. (Da redação Portal Notícia de Limeira)

Compartilhe

Comentários

comentários