O município de Itagi, no Médio Rio de Contas, recebeu do Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (2), o Título de Reconhecimento de Domínio Municipal — um documento que garante oficialmente que a cidade tem a posse da sua sede, assegurando mais autonomia para cada cidadão. O ato foi oficializado pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante encontro com representantes do município, no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, e incluiu assinatura de convênios nas áreas de educação, infraestrutura urbana e rural.
Entre as iniciativas firmadas, estão a reforma e ampliação da Escola Municipal Walter Fernandes Mascarenhas, com um investimento de R$ 5 milhões; a requalificação da Praça Dom Pedro II e a reforma do Mercado Municipal. “Estamos trazendo investimentos que fortalecem o desenvolvimento de Itagi e melhoram diretamente a vida das pessoas. A entrega do título de domínio de uma área de 193 hectares, por exemplo, é a garantia de que o município tem autonomia para planejar, crescer e oferecer bem-estar à sua população”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
Para o prefeito de Itagi, Saulo Islan, o conjunto de ações, que totalizam cerca de R$ 8 milhões em investimentos, com autorização de licitação imediata, representa um marco para o futuro do município. “Itagi vive um momento de transformação. A entrega desse título simboliza o fortalecimento da identidade de cada cidadão que tem seu patrimônio, sua terra, sua casa e não tem o documento. E a assinatura dos convênios significa mais qualidade de vida para nossa população. Com o apoio do Governo do Estado, teremos uma cidade mais estruturada, com obras que resgatam espaços de convivência, valorizam a educação e fortalecem a economia local”, avaliou.
A agenda incluiu ainda a escuta de demandas do município de Gongogi, localizado na mesma região, apresentadas por vereadores.
Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA