ENTRETENIMENTO

Agência Minas Gerais | Produtos da agriculutura familiar são disponibilizados em site

Presentear neste fim de ano com produtos da agricultura familiar pode ser boa opção pela variedade e originalidade de itens culinários, bebidas ou artesanato. 

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) já oferece aos consumidores uma plataforma virtual de vendas de produtos como queijos, cafés, doces, biscoitos, bolos, cachaça e outros produtos.

Por meio da plataforma É do Campo, o consumidor acessa e-commerce brasileiro com gestão pública dedicado à comercialização de produtos agropecuários, com destaque para a agricultura familiar. 

Para comprar direto dos produtores rurais, é só acessar o site www.edocampo.com.br . 

“Esse grande shopping virtual de produtos direto do campo permite que os consumidores possam comprar de forma mais fácil e, mais do que isso, também conheçam a história dos produtores, o que está por trás de cada produto”, afirma a coordenadora técnica estadual de Comercialização e Gestão da Emater-MG, Rhamillye Bartels.

Qualidade

Ela destaca ainda como ponto positivo o serviço de assistência técnica e extensão rural desenvolvido pela Emater-MG para todos os agricultores familiares que fazem parte da plataforma É do Campo. 

“Eles são preparados para garantir a qualidade dos produtos, além de terem informações importantes para a comercialização, como a documentação necessária, a emissão de notas fiscais e todo o processo de envio das mercadorias.”

A coordenadora da Emater-MG explica que todos os itens disponíveis na plataforma são produzidos e comercializados pelos próprios agricultores. “Essa é uma das vantagens, pois elimina os intermediários”, afirma Rhamillye Bartels. 

E, para os consumidores, há a garantia da segurança alimentar, pois os alimentos e bebidas têm  habilitação sanitária, seja municipal, estadual ou federal. 

“Os que possuem a habilitação sanitária municipal, por exemplo, somente podem ser vendidos para o município em que são produzidos. Quando a habilitação sanitária é federal, o produto pode ser enviado para qualquer parte do Brasil”, informa.

A plataforma É do Campo está em constante atualização, com a inclusão de novos produtos disponíveis, dependendo da aprovação dos requisitos de participação, que incluem documentação e habilitação sanitária. 

É importante lembrar que, antes de fechar a compra, os consumidores devem ficar atentos ao prazo de entrega e ao custo do frete, que variam em função da localização.