NOTÍCIAS

Centro de Operações Rio investe na criação de games para se aproximar de crianças e adolescentes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

O Centro de Operações Rio – Beth Santos / Prefeitura do Rio

A realidade do município vai ser traduzida em games pelo Centro de Operações Rio, que utilizará essa linguagem para falar principalmente com crianças e adolescentes sobre operação urbana e prevenção a deslizamentos e alagamentos, entre outros riscos provocados pelas chuvas. Serão mostrados nesse novo formato, por exemplo, como funcionam os estágios operacionais da cidade e o sistema de acionamento de sirenes. Em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a ideia é produzir material lúdico e criativo para informar a população.

Esses jogos serão resultado do curso de Introdução ao Desenvolvimento de Games, que está com inscrições abertas até o dia 23 deste mês para estudantes, profissionais e empreendedores interessados em tecnologia. O formulário pode ser acessado AQUI.

A atividade, no formato Game Jam (processo com aprendizado na prática), será a primeira do ano dentro do programa Desafio COR.

As turmas estarão disponíveis nas seguintes Naves do Conhecimento: Engenhão, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança. Serão mais de 240 horas de aulas e mentorias, com a participação de 20 especialistas do COR, professores e parceiros, que mostrarão um olhar sobre a mobilidade urbana e os desafios de se organizar uma cidade.

 

–  É fundamental que a população desenvolva a cultura da prevenção de riscos, através de ações educativas. Quando formamos crianças e jovens, eles multiplicam essas informações para os pais, conscientizam suas famílias e toda a sociedade é beneficiada – explica o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, acrescentando: – O Centro de Operações está sempre estabelecendo parcerias para divulgar as informações sobre estágios operacionais, sirenes e toda a tecnologia que desenvolvemos para mitigar impactos e trazer mais qualidade de vida para a população. Tão importante quanto monitorar a cidade e solucionar os problemas é trabalhar de forma preventiva.

 

Por meio desta nova edição do Desafio COR, o maior centro de operações da América Latina continua o seu compromisso de incentivar as políticas públicas de inovação do Rio de Janeiro, fomentar novos negócios e colaborar na formação de novos profissionais.

Os participantes selecionados visitarão o COR, onde poderão conversar com os especialistas que trabalham no local. As aulas têm início em 2 de fevereiro. Serão cinco semanas de imersão, com desenvolvimento de ideias e criação de protótipos, culminando no pitch day, em 1º de abril, com a apresentação e a seleção das melhores equipes e projetos validados. A partir de então começa o período de desenvolvimento dos jogos, até 0 lançamento, em agosto.

 

DESAFIO COR

O Desafio COR é um projeto que apresenta para startups, empresas e grupos técnicos interessados desafios do Centro de Operações para aprimorar sua performance na gestão de integração das operações de infraestrutura, logística e emergências urbanas. Estes desafios são organizados em formas de problemas, cujas soluções devem ser desenvolvidas com apoio de recursos oferecidos pela organização da iniciativa, como dados, ferramentas, conhecimentos e outros.

O V Desafio COR é organizado pelo COR-Rio e pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, em parceria com Associação Brasileira dos Mentores de Negócio (ABMEN), FCJ RIO Venture Builder e Código Brazuca, respaldada pelo termo de cooperação celebrado junto à Empresa Municipal de Informática (IplanRio).

 

NAVES DO CONHECIMENTO

As Naves do Conhecimento democratizam o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos. Oferecem oficinas, cursos e eventos em áreas como Informática Básica, Economia Criativa, Tecnologias da Informação, Robótica e Programação, Trabalho e Empreendedorismo.

São nove unidades, em bairros das zonas Norte e Oeste do Rio: Engenho de Dentro, Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança.

 

CULTURA DE  PREVENÇÃO

O COR realiza durante todo o ano diversas ações para criar na sociedade carioca uma cultura de prevenção. Diretores de unidades de ensino e funcionários de escolas próximas a áreas com risco de deslizamentos e alagamentos participaram de um treinamento sobre como agir em cenários de fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro.

O grupo, formado por educadores, foi recebido no Centro de Operações Rio (COR), onde conheceu o trabalho de monitoramento da cidade e recebeu informações sobre os cinco níveis de estágios operacionais do município, os sistemas de alerta e acionamento dos pontos de apoio da Defesa Civil.  A finalidade é que os educadores multipliquem para toda a comunidade escolar, professores e estudantes, as informações recebidas no treinamento.  Especialistas do COR também detalharam as recomendações à população em cada estágio operacional, o uso de tecnologias e a importância da comunicação com o cidadão. O COR também produziu cartazes e disponibilizou material educativo para as unidades de ensino.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Comlurb multa em R$ 140 mil organizadores de evento clandestino realizado domingo no Recreio

16 de janeiro de 2023

Comlurb remove 610 toneladas de lixo da orla em fim de semana de sol e praia cheia

16 de janeiro de 2023

Prefeitura realiza operação para melhorar a circulação na principal via da Rocinha

16 de janeiro de 2023

Espetáculo sobre mulher na música negra estreia com temporada gratuita nas arenas e areninhas

16 de janeiro de 2023

Entorno do Maracanã terá interdições para jogo do Fluminense pelo Campeonato Carioca

16 de janeiro de 2023

< Voltar