O Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), lançou oficialmente o projeto Visite a Bahia nesta sexta-feira (31). Morro do Chapéu foi o município baiano escolhido para sediar o projeto piloto de turismo inteligente. Por meio da plataforma digital Visite a Bahia – Morro do Chapéu, micro e pequenos empreendedores passam a estar inseridos no mercado global.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a traveltech, startup que atua na área de turismo – Just Travel e a prefeitura de Morro do Chapéu. Durante a cerimônia de lançamento do Visite a Bahia, empreendedores que fizeram o treinamento, na última semana, foram certificados e agora estão habilitados para operar a plataforma.
O diretor de Certificação e Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges, destaca que o projeto representa o espírito de integração que a pasta de Turismo do Estado tem buscado promover, com a união de territórios, valorização de identidades e o fomento ao desenvolvimento sustentável em cada canto da Bahia.
“O Visite a Bahia – Morro do Chapéu é mais do que uma plataforma digital, é um convite para que o visitante descubra, de forma prática e acessível, tudo o que torna esse destino tão único. É uma ferramenta moderna, que vai reunir informações, roteiros, serviços e experiências, fortalecendo a imagem do município como um dos grandes destinos turísticos da Bahia”, explica Borges.
Plataforma digital
Na plataforma digital foi possível integrar hospedagem, alimentação, guias turísticos e experiências locais em um único ecossistema que opera em multimoedas e multi-idiomas — eliminando barreiras tecnológicas que historicamente mantiveram pequenos negócios fora da economia digital internacional.
Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Angelo Almeida explica que o lançamento do portal digital e integrado é resultado de todo trabalho do Estado para alavancar a Bahia como principal destino para turistas e investidores. “O povo baiano é criativo por natureza e esse projeto é um instrumento de desenvolvimento econômico para impulsionar o interior do estado através do turismo. O Visite a Bahia vai fazer com que o turismo dialogue com o setor de comércio, serviços e varejo, gerando empregos e renda para o município”, afirma o titular da SDE.
A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, celebrou o lançamento do projeto Visite a Bahia – Morro do Chapéu. “Somos pioneiros. Dentre os 417 municípios, Morro do Chapéu foi escolhido para receber esse projeto. Ninguém trabalha sozinho e com o potencial da nossa cidade, temos muito para trabalhar juntos. Quero agradecer ao secretário Angelo por ter nos escolhido como município piloto e ao secretário Mauricio e ao governador Jerônimo por acreditarem no projeto”, afirmou.
João Nou, CEO da Just Travel, explica que a plataforma está entregando um conjunto de indicadores e fatores de desenvolvimento e economia através do setor turístico. “A plataforma é uma solução para indústria do turismo, que vai fomentar e promover o destino, tendo como base a plataforma digital”.
Jairo Vaz, presidente da Agrotur e proprietário da vinícola Vaz, um dos roteiros turístico, que pode ser encontrado na plataforma, conta que chegou ao município em 2008 e sempre que perguntam sobre o destino, ele responde: “não me perguntem onde fica Morro do Chapéu, siga o rumo do meu coração”, finaliza.
Além dos empreendedores, estiveram presentes na cerimônia, o vice-prefeito do município, Vitor Araújo; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pertiano Souza e Elói Falcão, presidente da Câmera Municipal de Morro do Chapéu.
Fonte: Ascom/SDE