ENTRETENIMENTO

Obras de macrodrenagem avançam e mudam a realidade de Nova Constituinte | SECOM

As obras de urbanização no Vale do Paraguari, em Nova Constituinte, Salvador, já alcançam 49,5% de avanço físico e vêm transformando a vida da comunidade. Executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), com investimento de R$ 17 milhões do Governo Federal, as intervenções incluem ações de macrodrenagem, microdrenagem, pavimentação e construção de áreas de lazer.

O contrato prevê a execução de 278 metros de canal em concreto armado, mais de 3 mil metros de redes de microdrenagem e 18 mil metros quadrados de pavimentação em diferentes tipos de solo, entre piso intertravado, concreto e asfalto, além da construção de quatro praças. Segundo a engenheira da Conder e fiscal da obra, Lílian Freitas, a diversidade de técnicas adotadas garante mais durabilidade e segurança. Ela explica que as ruas principais recebem pavimentação em asfalto, enquanto outras foram projetadas em concreto armado, por conta do nível elevado da rede de drenagem. O piso intertravado também é utilizado em boa parte das vias permitindo maior permeabilidade do solo.

O trabalho de engenharia é acompanhado de ações sociais, que aproximam a comunidade do processo de transformação. A assistente social da Conder, Tatiana Veiga, destaca a importância do trabalho conjunto. “Realizamos reuniões, atendimentos e visitas domiciliares, além de ações de educação ambiental e cursos de capacitação profissional, como informática, manicure e barbeiro. O objetivo é garantir que os moradores estejam informados, preparados e engajados no cuidado com as melhorias que estão sendo implantadas”, afirmou.

Moradores já sentem os impactos positivos. O senhor Francisco Barqueiro, residente no Recanto da Urbis há 30 anos, comemora o fim dos alagamentos históricos. “Hoje o avanço é incomparável. Nas últimas chuvas não tivemos alagamento e as crianças podem brincar na rua. Estamos no céu praticamente”, disse. Na Quarta Travessa da Glória, o motorista aposentado Álvaro Neto também celebra. “Antes era só lama, hoje tenho meio-fio e pavimentação em concreto na porta. Até cadeirantes conseguem circular. É uma verdadeira maravilha, algo que vai durar muitos anos”, relatou.

Com as obras aceleradas pela melhora do clima, a previsão é que grande parte do trabalho seja concluído até o final do ano, beneficiando diretamente milhares de moradores de Nova Constituinte e promovendo dignidade, segurança e qualidade de vida. A ação faz parte de uma série de intervenções que vêm sendo realizadas em Nova Constituinte pela Conder, desde 2007, com recurso do Ministério das Cidades. Ao todo são mais de R$ 40 milhões em investimento em toda a região.