ENTRETENIMENTO

Fundação Pedro Calmon conecta bibliotecas através do Bibliorede Bahia; saiba como fazer parte | SECOM

Os interessados em fazer parte do Bibliorede Bahia devem se cadastrar por meio de formulário disponível no site da REDE FPC | Fundação Pedro Calmon (FPC), até dia 31 de agosto. Essa rede promove uma parceria com as Bibliotecas Públicas Estaduais, Municipais, Comunitárias e Espaços de Leitura em todo o estado da Bahia. A estratégia administrativa da FPC, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia  (Secult-BA), é voltada ao levantamento de informações e indicadores sobre os públicos atendidos pela instituição.

Segundo a diretora de Bibliotecas Públicas da Bahia, Tamires Conceição, a Bibliorede é uma ação que unifica todos os serviços e o formato de parcerias que o Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia tem com os municípios.

“A gente consegue oferecer assistência técnica, visita técnica, doação de livro, cursos de capacitação, além da participação nos eventos que a gente faz durante o ano, além de ser mediadores entre a relação estadual e federal, porque nós somos vinculados ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Então, as bibliotecas que são vinculadas à Bibliorede conseguem ter acesso a esse escopo de atuação, principalmente às políticas públicas”.

As atividades desenvolvidas nesse projeto envolvem algumas linhas de ação como “Percursos entre livro, leitura e cidadania”, que tem o objetivo de apresentar propostas voltadas às ações de mediação da informação, com foco no livro e na leitura, para fomentar a atuação cidadã dos leitores; “Expressões Culturais”; e “Escrita Criativa”, que englobam ações artísticas de cunho literário, compreendendo a biblioteca como espaço cultural.  

O Livro, Leitura e Memória são ações que têm o objetivo de proporcionar o compartilhamento de experiências e informações acerca das ações de incentivo à leitura, a cultura e a informação, unificando as ações das bibliotecas públicas estaduais, municipais, comunitárias e espaços de leitura.

Com isso, o Bibliorede-Bahia tem como objetivo integrar as ações culturais e formativas que dialogam diretamente com o livro, a leitura, a literatura e a escrita em bibliotecas e espaços de leitura nos 27 territórios de identidade.

Com essa iniciativa, a Diretoria de Bibliotecas da FPC visa estabelecer uma conectividade entre as bibliotecas públicas estaduais, municipais, comunitárias e espaços de leitura, promovendo uma atuação em conjunto e sistêmica, numa grande rede de ações voltadas ao livro, à leitura, à escrita, à memória e à cidadania, para o desenvolvimento de futuras ações conjuntas envolvendo as bibliotecas e os anseios de seus públicos visitantes, suprindo a necessidade de educação que transpasse a leitura e alcance também a escuta, o movimento do corpo, as emoções e as noções de responsabilidade social.

A Rede FPC foi lançada com a participação de 627 inscritos representantes dos 417 municípios baianos no dia 14 de julho de 2025. A transmissão aconteceu na Sala Mestres e Mestras da Palavra, inaugurada dia 25 de julho.

Fonte: Ascom/FPC