Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
No primeiro trimestre de 2025, Salvador recebeu 2,6 milhões de turistas, número de visitantes 7,5% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) nesta quinta-feira (8), Dia Nacional do Turismo. A estimativa é de que a receita turística de 2024 tenha movimentado cerca de R$20 bilhões na capital, ou seja, 50% a mais do que no ano anterior.
Segundo o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2023, o setor foi responsável por 75 mil empregos formais em Salvador. Nos últimos três anos, a taxa média de ocupação, fluxo turístico e receita turística tem registrado constantes crescimentos, com variações superiores a 5%.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, comentou os números: “Salvador se tornou uma referência nacional quando o assunto é turismo. Se antes os visitantes chegavam à cidade apenas pelo sol e mar e no período do verão, hoje conseguimos manter o turismo aquecido durante todo o ano. A capital baiana se estruturou para receber visitantes, e esses feriados prolongados são oportunidades de ter a cidade aquecida, gerando emprego e renda para os nossos cidadãos”, disse.
Em 2024, a capital baiana recebeu 9,4 milhões de visitantes, cerca de 7% a mais do que no ano de 2023. Eventos como o Festival Virada Salvador e o Carnaval, folia que este ano reuniu na quarta-feira pré-carnavalesca até a terça-feira de Momo 1,2 milhão de turistas, são apontados como exemplos de eventos que fazem do verão de Salvador um dos mais concorridos do país.
Investimentos – O diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, acredita que os resultados positivos são produto de uma série de ações desenvolvidas pelo município, a exemplo da inauguração de equipamentos culturais como a Casa das Histórias de Salvador, a Galeria Mercado e a Cidade da Música da Bahia, entre outros.
O gestor também citou intervenções que estão em curso e que vão gerar novos atrativos, como a Nova Orla entre a Boca do Rio e Jaguaribe, ações para a Baía de Todos-os-Santos e a construção da Casa de Espetáculos e a Escola de Arte e Tecnologia Maestro Letieres Leite, no Comércio.
“Estamos presentes nas principais feiras nacionais e internacionais fazendo eventos com operadoras e com companhias aéreas nos maiores veículos de vendas de destinos turísticos. Internamente, a Prefeitura vem desenvolvendo o setor através de novos equipamentos e experiências turísticas para aumentar o fluxo e para que o visitante tenha uma permanência maior na cidade do Salvador”, afirmou.
Entre os brasileiros, os principais turistas são de São Paulo e Rio de Janeiro, sendo seguidos por Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. Já os estrangeiros que mais visitaram Salvador são da Argentina e Estados Unidos, depois aparecem os uruguaios, chilenos e franceses.