ENTRETENIMENTO

Agems leva saneamento básico e educação ambiental ao Drive Thru da Reciclagem – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O segundo dia do evento foi movimentado pelo descarte de resíduos e pela presença de estudantes que estão aprendendo a contribuir com um mundo mais sustentável

O segundo dia do Drive Thru da Reciclagem recebeu dezenas de estudantes de escolas públicas, engajados no projeto de educação ambiental da Agência Estadual de Regulação (Agems). No espaço, grupos de jovens puderam conhecer a importância do descarte e reuso, presenciar a prática da coleta seletiva dos mais diferentes materiais que iam chegando, e até adquirir produtos oriundos de reaproveitamento.

Pela primeira vez parceira da iniciativa, que está na 11ª edição, a Agência agregou ao projeto as discussões e o trabalho concreto que realiza na área do saneamento básico e resíduos sólidos.

“É um trabalho que começa muito antes da nossa fiscalização de campo para garantir que os serviços de saneamento básico estejam sendo prestados de forma adequada”, destaca a coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento, Danielle Adma Vendimiati.

“A gente está trazendo as crianças e jovens para um grande movimento de conservação, sustentabilidade e responsabilidade compartilhada, mostrando que o presente e o futuro de todos nós depende das decisões e atitudes de cada um hoje”, completa a coordenadora de educação ambiental, Nauristela Paniago.

Os estandes do Drive Thru foram hoje a sala de aula para turmas do terceiro ano da Escola Estadual Professor Severino Queiroz, que acompanharam com entusiasmo as informações e demonstrações da equipe da Agems, das empresas de reciclagem e dos empreendedores.

“Tudo isso vai agregar muito conhecimento ao que estamos estudando na escola. Desde o ano passado já temos trabalhado com eles a sustentabilidade”, conta a professora de Práticas Inovadoras, Leila de Araújo.

Para os universitários do curso de Publicidade e Propaganda da UCDB, o Drive Thru virou projeto, que uniu produção de conteúdo em sala de aula, realização de oficina de fotografia no estande, e desafio de reunir uma grande quantidade de material para descartar.

“Estamos animados com esse projeto, em sair um pouco de dentro da universidade e vir fazer ações práticas”, animou-se Alison Lima, ao chegar com as colegas para descartar fardos de garrafas pet de refrigerante e latinhas de alumínio. 

Um dos descartes que chamaram atenção chegou em caminhão, trazido pelo Exército: um grande volume de eletrônicos inservíveis: computadores, impressoras, modens, aparelhos de telefone e fax, peças, cabeamento e até uma grande impressora plotter.

Os materiais vieram da Comissão Regional de Obras e 3º Grupamento de Engenharia “Temos o setor de informática, que cuida da manutenção, e muitos desses materiais já passaram por consertos, as peças já foram trocadas, ou a tecnologia já não é mais utilizada”, contou o responsável pelo descarte, tenente Thiago Mateini Silva.

“E amanhã ainda tem uma nova oportunidade para quem quiser vir descartar materiais, conhecer os processos de coleta, saber sobre a economia criativa que vem do reaproveitamento, aprender e dar sua contribuição como cidadão”, lembra a diretora de Inovação e Relações Institucionais da Agems, Rejane Monteiro.

O Drive Thru vai das 9h às 18h, no estacionamento do Parque nas Nações Indígenas, nos altos da Avenida Afonso Pena.

Gizele Oliveira, Comunicação Agems
Fotos: Gizele Oliveira