ENTRETENIMENTO

Defesa Civil faz integração de sistemas com Cemaden

Cláudio Alciprete


Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos assinou um protocolo de intenções com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) que prevê a cooperação no processamento de dados, que permitirá mais agilidade para medidas preventivas da Defesa Civil e monitoramento conectado diretamente ao Centro de Segurança e Inteligência (CSI). 

A parceria foi oficializada na manhã desta quinta-feira (14) em evento realizado no Paço Municipal. 

Por meio de uma plataforma única, as medições de 8 estações pluviométricas do órgão federal serão unificadas com mais 35 estações meteorológicas em diversas localidades, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e de Eugênio de Melo, capazes de monitorar em tempo real a quantidade de chuva por localidade. 

Os sistemas estarão integrados ao CSI, isso garantirá mais agilidade e segurança para uma interpretação assertiva das informações e adoção de medidas preventivas da Defesa Civil, fornecendo alertas por SMS regionalizados para os munícipes em áreas de risco.

O sistema irá contribuir para as futuras ações da Prefeitura, priorizando os locais em que houver maior risco, para garantir mais segurança à população.

Segundo a diretora do Cemaden, Regina Célia Alvalá, o município de São José dos Campos ocupa atualmente um lugar de destaque com relação às tecnologias integradas para a previsão, prevenção e o tempo resposta às adversidades climáticas, entre os mais bem preparados do país. 

De acordo com Ana Paula Cunha, coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden, a integração e capacitação para a interpretação dos sinais de alerta de forma correta é uma das medidas mais eficientes na redução de tragédias causadas por adversidades da natureza, o que requer a união de forças entre as autoridades e a população.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Proteção ao Cidadão