ENTRETENIMENTO

Prefeitura realiza programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Água e ao Dia do Rio Sorocaba – Noticias

Foto: Mariana Campos/Secom

Por: Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba realiza, desde o 5 de março, ações relativas ao Mês da Água, para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março), com diferentes atividades de Educação Ambiental gratuitas, voltadas às pessoas de todas as idades.

Promovidas por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, as ações visam sensibilizar a população sobre a importância da água para a vida, seu uso consciente, qualidade das águas do Rio Sorocaba e a conservação dos mananciais. A programação conta com visitas monitoradas, plantios, doação de mudas, exposição, ações educativas em escolas, entre outras atividades.

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o Rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do Rio Tietê. Possui 180 quilômetros de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, sendo que 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

Ele é formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, a Represa de Itupararanga. O Rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para promover a consciência em todo o mundo sobre a importância deste recurso natural para a promoção da vida saudável no planeta. Em Sorocaba, o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba foram instituídos pela Lei Municipal nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Programação teve início em 5 de março

A programação alusiva teve início no dia 5 de março, com os programas “Água Viva” e “Revivágua”, do Saae/Sorocaba. A autarquia recepcionou cerca de 30 crianças e adolescentes da Pastoral do Menor do Cajuru, intermediada pela parceria com o Projeto OMI Consórcio.

No programa “Água Viva”, as escolas conhecem como opera a ETA Cerrado e como a água tratada chega até os usuários. “O objetivo é sempre propiciar uma reflexão a respeito da condição dos recursos hídricos e ambientais e da necessidade de sua preservação”, explica a coordenadora da equipe de Educação Ambiental do Saae, Gláucia Cristini Franco.

O “Revivágua” oferece visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE-S1. Os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado em Sorocaba, além daquele de despoluição do Rio Sorocaba. O tratamento dos efluentes é considerado fator fundamental na preservação da natureza, bem como o incentivo às práticas diárias individuais e comunitárias, frente às questões ambientais.

No último sábado (9), a Sema e o Saae/Sorocaba realizaram a tradicional Caminhada Ecológica, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas, no Jardim Abaeté. A ação de Educação Ambiental contou com a participação de representantes da empresa Solenis LLC e reuniu um público aproximado de 35 pessoas, entre servidores da Sema e do Saae/Sorocaba, bem como jovens voluntários, crianças, pais e responsáveis. O intuito foi sensibilizar crianças, jovens e adultos a não descartar lixo nas ruas, como forma de contribuir para a conservação do meio ambiente, além de assegurar o respeito com a natureza e o Rio Sorocaba. Junto com a caminhada, as equipes fizeram a limpeza ao longo do trajeto, em uma extensão de cerca de 1.200 metros do manancial.

Também, nesta semana (11 e 12), alunos do curso de Química da Etec “Rubens de Faria” e alunos da Escola Beija Flor participaram de mais edições do programa “Água Viva”, do Saae.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas através do telefone: (15) 3238-2280 ou pelo e-mail: [email protected]. Confira, abaixo, a programação comemorativa durante todo o mês de março:

14 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do curso de Eletrônica do IFSP Sorocaba
Horário: 10h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)

15 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Pleno
Horário: 14h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)

15 de março
Programa “Revivágua”, com alunos de Química da Etec “Prof. Rubens de Faria e Souza”
Horário: 9h
Local: ETE-S1 (Avenida Quinze de Agosto, 6714-6716 – Vila Mineirão)

16 de março
Exposição e distribuição de mudas de árvores e redutores de vazão no Centro de Educação Ambiental (CEA) do Rio Sorocaba
Horário: 9h às 12h
Local: Parque das Águas (Rua Joaquim Ferreira Barbosa, altura do número 1.400)

18 de março
Plantio de 100 mudas de árvores com Rotary Club Sorocaba
Horário: 9h às 11h
Local: Rua Trajano Ataíde – Jardim São Marcos

18 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Pleno
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)

19 de março
Programa “Água Viva”, com o CRAs Vitória Régia e A Pastoral do Menor do Habiteto
Horário: 8h às 11h
Locais: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)

20 de março
Sema e Saae vão à Feira Livre da Vila Santana
Horário: 8h30 às 10h30
Local: Feira Livre da Vila Santana

20 de março
Projeto “Rio vai à Escola”
Horário: 13h às 16h
Local: CEI-25 “Jorge Frederico Scherepel”

22 de março
Plantio de 100 mudas de árvores, com alunos do Centro Universitário Facens
Horário: 8h às 10h30
Local: RDC Vitória Régia (Rua Orsélio Pereira com a Rua José Martinez Perez)

22 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Santa Escolástica
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)

23 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do curso técnico de Química da OSE
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)

23 de março
Exposição de animais taxidermizados e doação de mudas
Horário: 9h às 12h
Local: Parque das Águas – Jardim Abaeté

25 de março
Programa “Água Viva”, com alunos do Colégio Santa Escolástica
Horário: 9h
Local: ETA Cerrado (Avenida General Carneiro, 2001 – Vila Lucy)