ENTRETENIMENTO

São José amplia ações de combate à dengue

Rosi Masiero


Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai complementar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, intensificando a aplicação do fumacê em todas as regiões da cidade.

O fumacê não atinge as larvas. Ele mata os mosquitos que estão voando.

Segundo o Ministério da Saúde, o fumacê é uma estratégia emergencial de controle vetorial, utilizado onde há proliferação do mosquito. As gotículas de inseticidas expelidas pelo carro fumacê devem penetrar no interior dos quintais e das casas. O principal objetivo dessa estratégia é reduzir o número de fêmeas adultas do mosquito.

A partir desta quarta-feira (13), a Prefeitura colocará nas ruas dez equipes,  que farão um trabalho dobrado para combater os mosquitos transmissores.

Cinco equipes atuarão das 13h às 16h, e as outras das 18h às 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o fumacê também será aplicado das 7h às 16h30.

A aplicação do fumacê garante 80% do controle de pernilongos na cidade. Diariamente, o serviço é realizado em córregos, margens de rios, valetas e locais com água parada.

Força tarefa

A Prefeitura tem feito uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti em toda a cidade, com Operação Casa Limpa, recolhimento de materiais inservíveis que podem ser focos do mosquito, controle de criadouros, visitas nas residências, nebulização nas casas e locais com casos confirmados e ações de orientação e conscientização em praças e escolas.

Já estão sendo realizadas ações conjuntas intersecretarias, envolvendo agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde, integrantes da Defesa Civil, e fiscais de posturas, que realizam fiscalizações em áreas particulares. Outras secretarias colaboraram com caminhões para recolher os materiais inservíveis.

Guardas civis municipais têm colaborado com drones, que sobrevoam e gravam imagens de imóveis aos quais os agentes de combate às endemias não têm acesso por estarem fechados.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Manutenção da Cidade