ENTRETENIMENTO

Prefeitura realiza nova blitz de controle de ruído de motocicletas na Zona Norte de Sorocaba

Fotos: Sema

Por: Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Guarda Civil Municipal (GCM), realizaram, nesta quinta-feira (22), uma nova blitz controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas. A ação ocorreu na esquina da Avenida Riusaku Kanizawa com a Rua Arthur Gonçalves, na Vila Helena, Zona Norte da cidade.

O objetivo da operação integrada é coibir a poluição sonora na cidade, causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

Na ocasião, os profissionais da Sema, avaliaram dez motocicletas, sendo que houve nove autuações por infração ambiental, no valor de R$ 3.099,52 (Lei Municipal nº 11.367/2016). Por sua vez, os agentes de trânsito da Semob emitiram sete autuações a motociclistas por irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e apreenderam três delas.

A Sema disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são repassados às autoridades de segurança que atuam na cidade, para o planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.