ENTRETENIMENTO

Com necessidade constante de reabastecimento, Hemosul é parada obrigatória neste Carnaval – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Fração de esperança para quem recebe, doação de sangue é um ato de solidariedade que pode salvar até quatro vidas. Com a folia à vista, os dias de folga representam a oportunidade perfeita para pular Carnaval no bloquinho do Hemosul, materializando cidadania e amor ao próximo em 450ml de sangue por doador.

A necessidade constante de reabastecimento torna as doações indispensáveis durante todo o ano, do Dia Nacional do Doador de Sangue ao Carnaval. Somando mais de 300 mil doadores de sangue ativos em Mato Grosso do Sul, a doação é indispensável para suprir qualquer escassez de estoque, seja para tratamentos ou em caso de eventuais acidentes durante a folia.

De acordo com a Coordenadora da Rede Hemosul Marina Torres, a duração do concentrado de massa sanguínea é de 42 dias, enquanto as plaquetas duram apenas cinco dias. São fatores como esses que exigem a ação regular de doadores.

“A doação é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias e em casos de acidentes de trânsito onde há necessidade de transfusões de sangue urgentes”.

Além dos motivos que frequentemente demandam o uso de bolsas de sangue, Marina Torres ainda destaca sua necessidade durante os períodos de grande transmissão de Dengue. “Estamos no período sazonal da dengue e no caso da dengue grave, chamada de dengue hemorrágica, requer uma grande quantidade de transfusões de plaquetas”.

Seja um doador

Entre os critérios para doação de sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg e estar bem alimentado e descansado. Para os candidatos menores de idade, é necessário autorização e acompanhamento dos responsáveis legais. Além disso, é indispensável a apresentação de documento oficial com foto e boas condições de saúde.

Aquele que deseja pular Carnaval de maneira solidária, basta acessar os horários e endereços de atendimento no site ou nas redes sociais do Hemosul. O endereço eletrônico ainda conta com todos os critérios para a doação de sangue, incluindo aqueles que tornam o candidato inapto.

No caso de doadores já cadastrados e efetivos, homens podem realizar a doação até 4 vezes ao ano, em um intervalo de 3 meses entre coletas. Já no caso das mulheres, até 3 doações podem ser realizadas no período de 12 meses, com um intervalo de 4 meses.

Bloquinho do Hemosul

No feriado, as unidades do Hemosul irão funcionar com horários especiais para suprir a demanda dos foliões pelo estado todo. No sábado (10), apenas o Hemosul Dourados funcionará das 7h às 12h. Na segunda-feira (12), o Hemosul Coordenador abre das 7h às 17h. No mesmo dia, o Hemosul Coxim funcionará das 7h às 12h e das 13h às 17h, já o de Três Lagoas abre das 7h às 12h.

Na quarta-feira (14), o Hemosul Coordenador e de Corumbá retornam normalmente a partir das 13h, seguindo até às 17h. Na quinta-feira (15), o Hemosul da Santa Casa, HRMS, Três Lagoas e Ponta Porã voltam a funcionar das 7h às 12h. O município de Paranaíba abre no mesmo horário, porém fecha às 11h.

Heloisa Duim, Programa de Estágio Supervisionado
Foto: Bruno Rezende