ENTRETENIMENTO

PIT tem quase 300 visitas institucionais nos últimos dois anos

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Referência no Brasil em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo reunidos em um único ecossistema, o PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos tem atraído cada vez mais visitas oficiais ao complexo.

Entre 2022 e 2023 o PIT recebeu 287 visitas institucionais, entre comitivas nacionais e internacionais, incluindo países como Estados Unidos, Holanda, Coréia do Sul, Israel, Uruguai e Argentina.

Dentro do Brasil, o PIT tem atraído principalmente a atenção de representantes de prefeituras, incluindo várias capitais, em busca de referências de projetos inovadores e boas práticas de gestão.

São José dos Campos é a primeira cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente do país e o processo de certificação é coordenado pelo PIT.

Referência

Entre as comitivas de cidades recebidas estão as de capitais como Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), além de representantes de Caxias do Sul (RS), Maringá (PR), Campina Grande (PB) e Ribeirão Preto (SP), entre outras.

Também há registros de visitas de órgãos de classe e associações, instituições de ensino, executivos de empresas, consulados, entre outros. O número de visitas em 2023 foi cerca de 20% maior em relação ao ano anterior: 156 ante 131.

“Acredito que este volume de visitas oficiais ao PIT confirma que a política pública de São José dos Campos de posicionar-se como referência em inovação e tecnologia, a partir do PIT, deu certo.

As visitas são sempre muito qualificadas, vindas de todo o Brasil e de outros países e muitas vezes por indicação do governo federal e estadual, que reconhecem o potencial de São José”, disse o vice-presidente de negócios do Parque, Marcelo Nunes.

“As visitas são sempre muito qualificadas, vindas de todo o Brasil e de outros países e muitas vezes por indicação dos governos federal e estadual, que reconhecem o potencial de São José”, completou.

Ele destacou a importância das visitas.

“Estamos estimulando o país a colocar inovação na estratégia municipal e até estadual e nos consolidando como um polo de atração de novos talentos e novas empresas para nossa região”.

História

O Parque Tecnológico de São José dos Campos foi criado por meio do decreto municipal nº 12.367/2006, de 4 de dezembro de 2006. É considerado o primeiro parque tecnológico inaugurado em território paulista.

Com mais de 188 mil metros quadrados de infraestrutura, possui 55.000 metros quadrados de área construída, quatro centros empresariais e mais de 300 empresas vinculadas a seus programas, além de laboratórios multiusuário e seis universidades. Cerca de 7.000 pessoas circulam diariamente pelo complexo.

Em 26 de setembro de 2023, foi oficializado a alteração do nome para PIT (Parque de Inovação Tecnológica), com o objetivo de modernizar a marca e expandir a esfera de influência para outros públicos.

O PIT é o ponto de conexão entre empresas de todos os portes, universidades e institutos de pesquisa, políticas públicas e sociedade. O Parque está presente em todas as fases de um negócio, desde a ideia até a internacionalização.

Mais de R$ 2,7 bilhões já foram investidos no desenvolvimento do Parque.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico