ENTRETENIMENTO

Alunos da Etec de Ilha Solteira criam jogo para alfabetização infantil





Disponível para testes, ‘Alphabet Maze’ foi desenvolvido para estimular raciocínio lógico e desafiar crianças a novas formas de escrever



São 50 fases podendo ser jogadas em português ou inglês

Foi com o propósito de contribuir com a alfabetização infantil que os então alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ilha Solteira criaram o Alphabet Maze. O jogo online é um quebra-cabeça que estimula o raciocínio logico e desperta o interesse das crianças em resolver enigmas com palavras.

O projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Kevin Gabriel Pinto Sousa, Sandro Gama da Silva, Victor Fernandes de Paula e Vinícius Pires Vieira, sob a orientação do professor Gabriel de Souza Gerolim. No Alphabet Maze, o personagem Kevin deve se movimentar em um labirinto, empurrando blocos de letras até conseguir formar a palavra no local apropriado.

Ao todo, são 50 fases podendo ser jogadas em português ou inglês e, ao passar por todas, o jogador ganha estrelas de bônus. Disponível no link, pode ser jogado em navegador, no computador ou em um celular. “Nos inspiramos no Sokoban (jogo de transporte e movimentação de cubos ou engradados em um armazém) e colocamos uma imagem em cada fase para ajudar o jogador a saber qual palavra ele deve formar. Ao criar o Alphabet Maze, nosso objetivo era poder contribuir para a sociedade com um jogo que poderia estar nas escolas”, comenta Victor.

Desafios

O jogo estimula o raciocínio lógico e faz com que o jogador se desafie para resolver os enigmas e encontre uma nova maneira de escrever. “Ele também pode ser comparado ao xadrez ou aos problemas enxadrísticos de encontrar um xeque-mate em menos jogadas quando há tentativas de quebrar o recorde de movimentos”, pontua o jovem.

Ele explica que todo o conteúdo ensinado durante o ano letivo foi essencial para compreender melhor a linguagem e os algoritmos. Segundo o orientador do TCC, projetos como esse enriquecem os métodos tradicionais de ensino. “O Alphabet Maze proporciona uma abordagem prática e mais atrativa para aprendizagem dos alunos, oferecendo uma gama de benefícios no ambiente educacional.”

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap