MS Qualifica realiza sonho de infância de Daniele de dirigir carretas e já garante entrevistas de emprego

Daniele Batista Silva cresceu admirando a profissão do pai, que era motorista de ônibus. Vem daí o sonho de sair dirigindo carreta pelas estradas Brasil afora. A primeira mulher a receber a CNH profissional do MS Qualifica teve no Voucher Transportador a oportunidade que precisava para a mudança de categoria e a chance de um futuro melhor.

“O sentimento é de gratidão pela oportunidade do Voucher porque, se fosse por mim, no momento eu não teria condições de pagar. A gente tá enfrentando muita dificuldade financeira, ainda pela pandemia. Tem muita gente se arrastando com dívidas, e eu sou uma delas. Mas eu vou sair, daqui a pouco eu já tô tranquila financeiramente”.

Até a CNH profissional nas mãos, ela passou por muitas adversidades que adiaram esse projeto. A principal delas foi o marido, que não aceitava que ela fosse motorista. Ele, no entanto, foi uma das vítimas da Covid em 2021. “Ele faleceu em julho. Em novembro, eu já estava dirigindo ônibus rodoviário. Então, surgiu essa oportunidade pra fazer a mudança de categoria. Como quero ser motorista de carreta para transporte de combustível, eu abracei a oportunidade do Voucher Transportador”.

Amarildo, Daniele e David foram os primeiros a conquistarem a CNH profissional do MS Qualifica

A maior dificuldade dela foi a baliza, pois já está acostumada com o ônibus. Mas ao falar dos planos para o futuro, logo vem um sorriso de orgulho por estar conseguindo superar tantos desafios. “Mas deu certo, estou aqui, e agora com quatro entrevistas de emprego já. Feliz de estar representando as mulheres num setor que é tão masculino. Queria dizer para as mulheres não se sentirem intimidadas porque lugar de mulher é onde ela quiser. É a gente que determina onde queremos estar”, afirmou.

Daniele recebeu sua nova CNH no dia da inauguração da Agência do Detran dentro do Sest Senat, junto com outros dois colegas de curso. Um deles é Amarildo da Silva, que conta ter feito inscrição no primeiro dia. “Eu vi nesse programa uma oportunidade de mudança de categoria. Eu já tinha essa vontade há muito tempo. Mas como todos sabem, inclusive o próprio governador Riedel disse, é muito caro para fazer a inclusão. Nesse programa eu vi a oportunidade e resolvi me inscrever no primeiro dia, e fui contemplado”.

Além de ter recebido todo apoio na empresa onde trabalha e pretende subir de cargo, Amarildo recebeu muito incentivo da esposa, que em breve também fará a mudança de categoria pelo Voucher Transportador. “Foi contemplada também e vai começar as aulas já no final do mês de dezembro”.

Riedel destacou o compromisso social do Governo

O sonho de mudar de categoria na CNH também era algo distante para David Calvis Silveira, que trabalha atualmente numa empresa de limpeza urbana. “Sempre admirei carreta, só que no momento agora não sei se vou pra estrada porque tenho duas crianças pequenas, muito apegadas a mim”, conta o pai de Anny Gabrielle, de 8 anos, e Davi Lucca, de 2.

Os três receberam a CNH das mãos do governador Eduardo Riedel, que destacou o compromisso do governo em atender os anseios e necessidades da sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Mato Grosso do Sul.

“Um ato muito simbólico, pois retrata a capacidade de articulação da Secretaria de Desenvolvimento com o setor produtivo, fazendo esse encontro. Retrata a evolução que o Detran está tendo em proporcionar esse ambiente mais fácil, mais barato, mais ágil pras pessoas”.

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, lembrou que o governador iniciou 2023 no Detran com a entrega da primeira CNH Social para uma mulher, e encerra o ano também numa agência do Detran entregando CNH do Voucher Transportador para uma mulher.

“A primeira orientação que o senhor nos deu e nós procuramos cumprir a risca, foi pensar no cidadão, se o investimento que estamos fazendo chega na ponta. O Governo do Estado investiu nisso, e com essa entrega nos já estamos colhendo os resultados. (É) Uma parceria do Sest Senat, Semadesc e Detran que vai beneficiar uma quantidade enorme de pessoas”.

O Voucher Transportador, que integra o Plano Estadual MS Qualifica, é conduzido pela Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Sest Senat, com participação efetiva do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS).

O programa prevê a capacitar mão de obra para o mercado de trabalho. Serão contempladas 1.000 pessoas para trabalharem como motoristas no setor de transporte.

Além do diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, participaram da entrega o titular da Semadesc, Jaime Verruck, o secretário executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Bruno Bastos, e o presidente do Conselho Regional do Sest Senat Mato Grosso do Sul, João Resende Filho, entre outras autoridades.

Mireli Obando, Detran-MS
Fotos: Rachid Waqued e Rodrigo Maia