Para prevenir assaltos a bancos, Sejusp lança pós-graduação para capacitar profissionais da segurança – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul conta agora com o curso de pós-graduação em Prevenção e Repressão a Crimes Violentos contra Instituições Financeiras, inédito no Brasil. A iniciativa é uma realização da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da Faculdade Insted.

O curso tem o objetivo de desenvolver no estudante desta pós a capacidade de aproveitar o conhecimento transmitido para utilizar a inteligência estratégica, integração cooperativa transversal, adoção de estratégias preventivas testadas e validadas de forma a prevenir os crimes violentos contra as instituições financeiras e suas mais diversas ramificações, antecipando sua postura frente aos desafios de seu desempenho, bem como conhecer a legislação para oferecer base nas condutas necessárias às ações.

A aula inaugural foi realizada na semana passada, na Faculdade Insted, em Campo Grande, e teve como palestrante o coronel Onivan Elias de Oliveira, da Polícia Militar da Paraíba, que abordou o tema ‘A Polícia que mais mata é a que mais morre? Vitimização e Letalidade Policial no Brasil’.

O diretor Administrativo da Faculdade Insted, Fernando Bumlai, ressalta que o curso é um modelo para todos os estados da Federação.

“Quando nós levamos a proposta dessa pós-graduação para a Sejusp, o secretário Antonio Carlos Videira de pronto aceitou. Junto com a Sejusp, estamos sendo pioneiros. Essa e a primeira pós-graduação com esse tema nessa área, com essa articulação nacional, pois os alunos vão poder interagir com os melhores profissionais da área de segurança pública do Brasil”, ressaltou.

Representando a Sejusp na aula inaugural, o secretário-executivo de Segurança Pública, coronel Wagner Ferreira da Silva, destacou a importância dessa iniciativa. “Que os profissionais aqui possam multiplicar os conhecimentos adquiridos e transmitirem para as forças de segurança e que seja de transformação das ideias, de comportamento”, disse o coronel.

Joelma Belchior e Tenente Albuquerque, Comunicação Sejusp
Fotos: PMMS