NOTÍCIAS

Dezembro Vermelho começa na cidade do Rio com ações de luta e prevenção contra a Aids – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

Dia Mundial de Luta contra a Aids – Reprodução

O Dia Mundial de Luta contra a Aids é celebrado nesta quinta-feira (1º/12), juntamente com o início da campanha Dezembro Vermelho. Para marcar a data, pontos da cidade vão ganhar iluminação especial nesta noite, na cor que representa o mês. São eles o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, a passarela da Rocinha, a Câmara Municipal, a Cidade das Artes, o Museu do Amanhã, o MAR e os chafarizes do Parque Madureira. O município do Rio tem 47 mil pessoas vivendo com HIV, cadastradas nos serviços de saúde para receber a medicação fornecida gratuitamente pelo SUS. Por ano são registrados, em média, 2,2 mil novos casos, reforçando a necessidade da prevenção.

Na capital, todas as clínicas da família e centros municipais de saúde oferecem livre acesso à orientação para pré-teste, testagem e pós-teste de HIV, com acompanhamento ou profilaxia. As unidades também ofertam os principais métodos de prevenção. Além da entrega de preservativos, a PrEP (profilaxia pré-exposição) é prescrita pela Atenção Primária e pode ser retirada em mais de 100 locais. Desde 2021, com a ampliação do acesso na rede municipal, o número de pessoas que utilizam essa medicação aumentou em cerca de 200%.

Neste mês, as clínicas da família e os centros municipais terão ações de orientação e promoção da saúde, para dar informações sobre prevenção, tratamento, soropositividade, direitos da pessoa soropositiva e saúde mental. Fechando o Dezembro Vermelho, será inaugurado, ainda este mês, o Centro Especializado em Infectologia, na Praça da Bandeira, com consultas e exames de HIV, hepatites virais, hanseníase e tuberculose, entre outras especialidades clínicas associadas.

As ações da campanha Dezembro Vermelho são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Secretaria de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual, para lembrar a importância do combate à doença, do investimento em pesquisas científicas e da prevenção ao HIV. É necessário ainda reforçar o enfrentamento ao preconceito existente em relação a pacientes.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Espetáculo que mistura dança e artes plásticas e visuais é destaque na programação da Secretaria Municipal de Cultura

30 de novembro de 2022

Parque Radical de Deodoro e Cidade das Crianças abrem mais de 800 vagas gratuitas para atividades esportivas

30 de novembro de 2022

CGM-Rio divulga o Relatório Resumido de Execução Orçamentária do 5º bimestre de 2022

30 de novembro de 2022

GM-Rio sedia 1º Encontro de Gestores de Ensino das Guardas Municipais do Estado

30 de novembro de 2022

Prefeitura realiza demolição de construção irregular que funcionava como loja de material de construção

30 de novembro de 2022

< Voltar