Sorocaba

Guarda Civil Municipal de Sorocaba celebra 35 anos com homenagens e inauguração de museu – Agência de Notícias

Uma emocionante cerimônia, na sede da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), localizada no Jardim Ana Maria, marcou o aniversário de 35 anos da Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM), na noite desta segunda-feira (28), com a presença de autoridades civis e militares, além de integrantes da Corporação e seus familiares. Para celebrar a data, foram feitas homenagens, a inauguração do “Museu da GCM” e a apresentação da viatura da Patrulha Legal, projeto de educação para o combate às drogas, que será lançado em breve e realizado, a partir de 2023.

Instituída por meio da Lei Municipal nº 2.626/1987, com o lema “Proteger e Servir”, a Guarda Civil Municipal de Sorocaba tem a responsabilidade de proteger e preservar os bens públicos e serviços à população, 24 horas por dia, baseada em três pilares atuais: inteligência, humanização e prevenção.

“É uma grande satisfação estar aqui, 35 anos depois da criação dessa gloriosa Instituição, tão especial para os sorocabanos. Agradeço a todos vocês, nossos ‘anjos azuis’, que Deus colocou nesta cidade, para nos ajudar a ter uma vida mais tranquila e com mais segurança”, enfatizou o prefeito em exercício, Luis Santos, após a exibição de um vídeo do prefeito Rodrigo Manga, que está em missão em Brasília (DF), o qual também destacou e parabenizou a Corporação pelos seus 35 anos.

“Nossa instituição está dando mais um passo. Inaugurarmos, hoje, o ‘Museu da GCM’. É um dia para celebrar os 35 anos da Guarda e levar o reconhecimento a uma instituição que sempre colaborou com as demais forças de segurança da cidade, formada por homens e mulheres que dão a vida em benefício de um cidadão que, muitas vezes, eles nem conhecem”, declarou o secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, que também destacou o trabalho realizado pela Defesa Civil de Sorocaba e o apoio da GCM ao programa municipal “HumanizAção”.

O secretário da Sesu ainda homenageou a guarda Tânia Mara Marçal Ferreira, que faleceu em 29 de janeiro deste ano. Ela se dedicou bravamente atuando na GCM e, em 2009, foi baleada em serviço, precisando se afastar de suas atividades. Ela dará nome ao “Museu da Guarda Civil Municipal”, após aprovação de projeto de lei que o Executivo enviará, em breve, à Câmara Municipal.

Já, o Comandante da GCM, Davi Dutra, após dar as boas-vindas a todos, falou a respeito da história da Corporação. “Parabéns a todos que representam a Guarda Civil Municipal onde quer que estejam. O reconhecimento que a Instituição tem perante a população é mérito de cada um de vocês. O trabalho realizado pelos integrantes desta Corporação é extremamente importante. Que esta data seja um marco de renovação do compromisso com a nossa Instituição ‘Azul-marinho’ e com a população sorocabana”, destacou.

Na ocasião, a Secretaria de Segurança Urbana entregou condecorações aos guardas que somam mais de 30 anos de bons serviços prestados à sociedade sorocabana. São eles: GCM Tânia Mara Marçal Ferreira (entregue ao filho, Leonardo Henrique Marçal Ferreira e ao esposo, Luís Carlos Ferreira), GCM Paulo Costa, GCM Vieira, GCM Claudia, GCM Elaine, GCM Venâncio, GCM Carlos Silva e GCM Leandro. Já, a GCM Adriana Terezinha e o GCM Oliveira Santos receberam uma placa de Honra ao Mérito pelos bons serviços prestados.

“Museu da GCM de Sorocaba”

O espaço contém diferentes itens expostos para apreciação de todos os munícipes, entre troféus conquistados em várias oportunidades, uniformes, distintivos, motocicleta antiga, rádio comunicador, bem como documentos e fotos que contam a história da Guarda Civil Municipal de Sorocaba.

Além do prefeito em exercício, Luis Santos, do secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, e do Comandante da GCM, Davi Dutra, participaram da cerimônia os secretários municipais João Alberto Correa Maia (Governo), Luiz Antonio Zamuner (Cultura), Pedro Souza (Esporte e Qualidade de Vida), Thiago Santoro (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal) e Fernanda Burattini (Comunicação), além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow, da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Rosangela Perecini, do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, do corregedor da GCM, José Roberto Flório Longhi, e dos vereadores Fabio Simoa e Cristiano Passos. Também prestigiaram a solenidade o delegado assistente Urban Filho, da Delegacia Seccional Sorocaba; o Subtenente Maguinaldo, do Tiro de Guerra; o Tenente Paulino Santos, da Base de Sorocaba do Exército; o Capitão-Tenente Araújo, da Marinha do Brasil; o vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Nilton Cesar Junior; a presidente do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) Leste/Oeste de Sorocaba, Vera Helena Oliva de Morais; o Capelão Thiago Calazans, além de integrantes do Primatas Moto Clube, do Torque Quatro – Jeep Clube de Sorocaba e do Narcótico Anônimos.