NOTÍCIAS

Conict termina nesta quarta – Portal Institucional – IFSP

Conict termina nesta quarta

Último dia da 13ª edição do congresso tem apresentações de trabalhos até 17h30

Compartilhar   WhatsApp    

A 13ª edição do Conict — Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP começou na segunda-feira (21), marcando a volta das atividades presenciais do evento, que não ocorriam desde 2019. O Conict deste ano acontece de forma híbrida, com parte dos trabalhos sendo apresentados presencialmente, no Câmpus São Paulo, e outra parte das apresentações ocorrendo em formato virtual. Além do retorno presencial, o evento traz outra novidade: pela primeira vez contou com uma organização multicampi envolvendo, além do Câmpus São Paulo, os Câmpus Itaquaquecetuba, Guarulhos, Pirituba e Suzano.  

Durante a cerimônia de abertura do congresso, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto, Adalton Ozaki, incentivou os participantes a aproveitarem as possibilidades de troca e de interação que as edições presenciais permitem, devendo também ser aproveitado “o momento para ouvir, refletir, questionar e debater”.  Ele ainda reforçou a importância de eventos, como esse, em tempos de questionamento e redução de verbas para a ciência, e se mostrou esperançoso para o próximo ano. “A partir de janeiro espera-se que o governo tenha um novo olhar para a ciência e a inovação”. 

Compôs a mesa de abertura do Conict, além de Adalton, que na ocasião também representou o reitor do IFSP, Silmário dos Santos, a vice diretora-geral do Câmpus São Paulo, Carmem Fernandes e o diretor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo, Francisco Nakamoto. 

O Conict é um evento anual, aberto à participação de estudantes do ensino médio e do ensino superior que desenvolvem pesquisa no IFSP ou em outras instituições de ensino ou pesquisa do país. O objetivo do evento é promover a difusão da produção científica e tecnológica por meio de apresentações orais e/ou pôsteres de trabalhos, cujos respectivos resumos expandidos são publicados em seus anais. Para a edição deste ano foram submetidos mais de 700 trabalhos, sendo 495 aprovados para participação.  

Em sua fala , Carmem lembrou que o Conict é resultado de um trabalho muito bem pensado e uma amostra de todo o potencial de pesquisa do IFSP. Segundo ela, nesses três dias de evento serão apresentados uma “enxurrada” de resultados dos trabalhos de pesquisa que vêm sendo desenvolvidos dentro da instituição.  

Ainda na tarde de segunda, após a cerimônia de abertura, os participantes puderam acompanhar a palestra de Fabrício Roberto Marques, editor da Revista Pesquisa, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O tema da palestra foi ética na pesquisa. Na terça, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Adalton Osaki, proferiu palestra sobre os desafios da pesquisa e da inovação. O Conict continua até quarta, com centenas de apresentações de trabalhos. Confira a programação completa

Notícias relacionadas: 13º Conict começa daqui a pouco