NOTÍCIAS

Cras terá coleta de Papanicolau neste sábado (19)

Cras Casa das Famílias terá coleta de Papanicolau neste sábado (19)

A ação especial será desenvolvida, das 8h às 12h30, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ernesto Kühl 2 e Odécio Degan

Por Redação Educadora Publicado 18/11/2022 Foto: Pixabay

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Casa das Famílias, localizado no Jardim Lagoa Nova (Avenida Dr. Antônio de Luna, 1.323), terá neste sábado (19) coleta de Papanicolau.

A ação especial será desenvolvida, das 8h às 12h30, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Ernesto Kühl 2 e Odécio Degan.

O Papanicolau detecta lesões que permitem o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. O público-alvo da iniciativa são mulheres de 25 a 64 anos. Não é necessário apresentar pedido médico. Basta que as mulheres da faixa etária procurem as unidades, com RG, CPF e Cartão SUS.

A Secretaria de Saúde ressalta que o atendimento nos dias estendidos será voltado exclusivamente à coleta do Papanicolau.

RECOMENDAÇÕES

A mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. Deve, ainda, evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que a mulher não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas podem fazer o Papanicolau, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Veja mais

Polícia

1.

Homem é morto após invadir escola na Avenida Guilherme Dibbern, em Limeira
Limeira

2.

Limeira confirma 10º caso de monkeypox em Limeira
Up2Date

3.

Marcas mais lembradas na Copa do Mundo e o Outubro Rosa Unimed
Limeira

4.

Troféu Ébano é nesta sexta-feira (18), com entrada gratuita, em Limeira
Limeira

5.

UBS Ernesto Kühl 1 tem atendimento suspenso após furto de fiação

Participe da Programação da Educadora

WhatsApp: (19) 9 9222 5124 Telefone: (19) 2113 5020 Facebook.com/EducadoraAm Instagram.com/EducadoraAm Twitter.com/EducadoraAm