ENTRETENIMENTO

Parque Tecnológico de Sorocaba passa a contar com carport solar no estacionamento

Foto: Divulgação

Por: Luís Gustavo Adabro e Marcelo Andrade

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) acaba de instalar em seu ecossistema um carport solar, passando a dispor de 80 vagas cobertas com o sistema fotovoltaico e carregador para veículos elétricos, alimentado por energia solar. Isso gera eficiência energética, economia, sustentabilidade e maior conforto aos residentes e visitantes.

A estrutura do estacionamento coberto conta com 184 módulos solares, com 450 watts cada, totalizando 82,80 KWP (quilowatt pico) de potência total, que é equivalente a uma economia de 268,75 MWP ao ano, e foi realizada numa parceria com a empresa VA Engenharia.

Além da economia no gasto de energia elétrica, a sustentabilidade é outra vantagem do projeto, que levará a uma redução de 10,74 toneladas/ano de emissão de CO²/ano. O valor corresponde ao que seria obtido com o plantio de 77 árvores. É, portanto, uma ação que também contribui para a preservação do meio ambiente.

Os carports tem melhor aproveitamento da área que seria destinada a um estacionamento comum ao também servir para gerar energia solar fotovoltaica, que, além de propiciar uma grande economia financeira, reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2).