ENTRETENIMENTO

Escola de Formação do Educador celebra efetivação de professores

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

A Escola de Formação do Educador (EFE), da Prefeitura de São José dos Campos, celebrou na quinta (25) e sexta-feira (26) a conclusão de curso dos 190 novos professores. Educadores, familiares, convidados e servidores homenageados participaram dos eventos, realizados em duas noites no Cefe (Centro de Formação do Educador).

Os educadores, que foram efetivados em 2023, passaram cerca de dois meses de estudo e experiências práticas na EFE. A partir do dia 6 de fevereiro, quando começam as aulas na rede de ensino municipal, eles vão atuar nas escolas de educação infantil e ensino fundamental.

Gratidão

A professora Gisele Moreira Martins da Conceição se aposentou em 2023, após 35 anos como servidora pública na rede de ensino municipal, e compartilhou com emoção um pouco da experiência para motivar os novos professores.

“Que orgulho ser servidora pública e, principalmente, professora. Como amo ser professora, e como amo esta linda profissão. A educação é um fator de esperança e transformação da sociedade, não apenas permitindo o acesso ao conhecimento, mas também propiciando condições para que o aluno interaja com o meio e provoque mudanças. Ser professor é acreditar no potencial de cada aluno, respeitando a sua diversidade. É olhar em seus olhos e encorajá-los a voar além daquilo que ofertamos.”

Para Wesley Mattielo da Silva, da Emefi Sônia Maria, no Novo Horizonte, a experiência na Escola de Formação foi surpreendente. “A estrutura daqui é excelente. O que a Prefeitura oferece é um diferencial que poucas cidades têm. Só tenho a agradecer o privilégio de participar disso.”

Segundo a professora Franciele Matarozzo, da Emefi Maria Antonieta Ferreira Payar, no Pinheirinho dos Palmares, um marco da EFE são os formadores, que acolheram tão bem e ofereceram aulas criativas e dinâmicas. “Tudo que aprendemos vamos levar para a nossa sala de aula.”

Colega de escola de Franciele, o professor Wolmar de Carvalho Araújo concorda. “A experiência foi grandiosa, valeu a pena e agora somos parte dessa história.”

EFE

A Escola de Formação do Educador oferece espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da área.

Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura passam por período dedicado exclusivo à formação pedagógica, podendo chegar a três meses com atividades práticas em laboratórios inovadores, residência e capacitação para uso de tecnologias educacionais.

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação e Cidadania também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania