NOTÍCIAS

Estudante do Câmpus Campinas garante medalha de prata na OBI – Portal Institucional – IFSP

Estudante do Câmpus Campinas garante medalha de prata na OBI

Esta é a primeira vez que um aluno do câmpus conquista o pódio na competição

Compartilhar   WhatsApp    

Pedro Betti, medalha de prata na OBIO estudante do Câmpus Campinas, Pedro Malavasi Betti, foi um dos medalhistas de prata da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Esta é a primeira vez que um estudante do câmpus recebe prêmio na competição. A solenidade aconteceu no dia 10 de dezembro.

Para chegar ao pódio, Pedro concorreu na modalidade programação nível 1, voltada a alunos do primeiro ano do ensino médio. O estudante do técnico integrado em Informática passou por três fases na competição, enfrentando provas com níveis variados de dificuldade, que propunham desde tarefas mais simples, em que um conhecimento mínimo de programação era suficiente, até tarefas mais complexas, que exigiram um conhecimento mais avançado de programação, com noções de estruturas de dados, algoritmos e técnicas de elaboração de programas.

Todos os medalhistas de ouro, prata e bronze foram convidados para participar da Semana Olímpica da OBI, que aconteceu no Instituto de Computação da Unicamp, entre 4 e 10 de dezembro. Durante a Semana, os estudantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre algoritmos e técnicas de programação. De lá, também saíram os selecionados a fim de representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática, que reúne equipes de mais de 80 países.

A OBI – Idealizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, a OBI é uma competição estruturada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. O objetivo é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na atual formação básica (no caso, a ciência da computação), por meio de atividades que envolvem desafio, engenhosidade e uma dose saudável de competição.

A OBI está organizada em duas modalidades, iniciação e programação; cada uma é dividida em níveis. Alunos de todo o Brasil que estejam cursando ensino fundamental, médio, técnico e superior (de acordo com as exigências de cada modalidade) podem participar da Olimpíada.