NOTÍCIAS

Dia do Médico-Veterinário (9): três áreas promissoras que vão além da clínica e do campo

São Paulo, setembro de 2022- Na próxima sexta-feira, 9, é comemorado o Dia do Médico-Veterinário, data criada há 89 anos. De acordo com o CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), o Brasil é a nação com maior número de veterinários do mundo, perto de 155 mil. Mas, nem todos esses profissionais estão dentro de clínicas veterinárias ou no campo. Isso porque ao longo dos últimos anos, a profissão tem gerado novas possibilidades de atuação, principalmente em grandes empresas, sem perder a sua essência: o cuidado com os animais.

Você sabia que, atualmente, o CFMV reconhece 80 áreas de atuação na veterinária? São diversas as áreas que o médico-veterinário pode ingressar dentro de uma organização. E, apesar de não lidarem diretamente com os pets, bois, vacas, peixes, aves ou porcos em clínicas e no campo, são papéis essenciais e estratégicos para garantir a saúde dos animais e, consequentemente, das pessoas. Pensando nisso, reunimos três áreas promissoras e ainda não tão conhecidas pelo mercado de medicina veterinária. Confira:

SIGA-NOS 

Tecnologia e monitoramento de dados

Foi-se o tempo em que a tecnologia e análise de dados era exclusividade de profissionais de TI. Essas ferramentas têm modernizado cada vez mais a vida das pessoas, e não poderia ser diferente com a atuação do médico-veterinário, que as utiliza principalmente para melhorar o bem-estar animal e a produtividade nas fazendas.

Diogo Furlan, médico-veterinário que atua como data steward na MSD Saúde Animal, utiliza a tecnologia de monitoramento, rastreamento e identificação para saber como está a saúde e a qualidade de vida de animais de produção e, claro, entregar um produto com qualidade e seguridade para o consumidor. “Minha rotina inclui entender o funcionamento de tecnologias e sua correlação com os conhecimentos veterinários. Por meio dos dados, apoiamos o produtor na prevenção e combate de doenças, promovendo bem-estar animal e melhorias na produtividade no campo, além de garantir um alimento seguro para as pessoas. Não deixo de ser veterinário. É fundamental a união entre ciência de dados, tecnologia e medicina veterinária para promover ainda mais a saúde e bem-estar dos animais e das pessoas, além de impulsionar a inovação no mercado”, explica.

 

Relacionamento com outros veterinários

Essa é uma área muito estratégica dentro de uma companhia que pode ser gerenciada por um médico-veterinário. Os veterinários são um dos pilares mais importantes dentro de uma organização que atua com saúde animal, porque são eles que usam os produtos e indicam no seu consultório ou campo.

 

Foi pensando nisso que a MSD Saúde Animal trouxe a área de Soluções e Estratégias e Serviços Médicos-Veterinários, especificamente para o setor pet, liderada pela gerente Daniela Baccarin, que também é médica-veterinária. “Nada melhor que um profissional do mesmo setor para entender as necessidades e dores do veterinário que está na linha de frente do atendimento, seja na clínica ou no campo. A área tem o objetivo de apoiá-lo e trazer soluções, como serviços e programas, focados no suporte de desenvolvimento do negócio e carreira desses profissionais. É cuidar de quem cuida dos nossos filhos de quatro patas”, enfatiza.

Educação continuada para o veterinário

Estar atento às mudanças do mercado e atualizar conhecimentos é essencial em qualquer profissão. E isso só é possível por meio da educação continuada, que estimula o desenvolvimento de pessoas e da inovação e traz diferencial competitivo em um mercado tão acelerado. Agora, imagina atuar para democratizar conhecimento para diversos públicos, entre eles, os médicos veterinários? Essa é a área de atuação do médico veterinário Sebastião Faria Júnior, gerente de Educação Corporativa do time de Conectividade e Desenvolvimento da MSD Saúde Animal.

 

Tião, como é chamado, possui uma rotina focada na educação, pensando sempre em agregar conteúdos importantes do universo da saúde animal, sendo eles hard skills, mas também skills comportamentais que agreguem na profissão, como os temas voltados à tendência de mercado, liderança, gestão de pessoas, diversidade, inclusão e equidade, autoconhecimento e negócios, entre outros.

“A nossa Universidade Corporativa é dedicada a profissionais de diversos setores, especialmente aos veterinários. Quando colaboramos com o desenvolvimento de cada um, estamos auxiliando também o do mercado como um todo, que está em constante evolução e requer profissionais preparados e atualizados. É gratificante poder atuar dentro de uma área que tem como objetivo promover o conhecimento para a evolução das pessoas, principalmente nós, os veterinários.”, finaliza.

 

Compartilhe isso:

TV MRNews Não perca também: