ENTRETENIMENTO

Bruno Reis celebra público de quase 3 milhões no pré-Carnaval de Salvador – Prefeitura Municipal de Salvador

Fotos: Valter Pontes/ Secom PMS

O pré-Carnaval de Salvador reuniu quase três milhões de pessoas nas ruas da capital baiana desde o último sábado (7), quando o Furdunço iniciou a série de eventos que antecedem a abertura oficial da folia. O balanço foi apresentado pelo prefeito Bruno Reis na noite desta quarta-feira (11), durante o desfile do Habeas Copos, evento que encerra a programação pré-carnavalesca no circuito Sérgio Bezerra, na Barra.

A festa reuniu milhares de foliões no trajeto entre o Porto da Barra e o Morro do Cristo, na Avenida Oceânica, e marcou o fechamento de uma sequência de grandes eventos iniciada no sábado (Furdunço), seguida pelo Fuzuê (domingo), Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco.

De acordo com o prefeito, o pré-Carnaval de 2026 já entrou para a história. “Foi o maior Furdunço de todos os tempos. A pipoca do BaianaSystem, no Furdunço, reuniu mais de 1 milhão de pessoas. A Melhor Segunda-Feira do Mundo reuniu mais de 500 mil pessoas. Ontem, no Pipoco, foram 800 mil pessoas. Então, a cidade não para. Com todo respeito aos colegas prefeitos, essa é a maior operação de rua de todo o mundo”, afirmou Bruno Reis.

A vice-prefeita e secretária municipal Ana Paula Matos também destacou o sucesso da programação e o clima nas ruas. “Estou feliz como secretária, como vice-prefeita e como cidadã. A cidade está lotada. Sigo trabalhando, abraçando as pessoas e falando sobre como estamos felizes neste Carnaval. Você que está vindo para Salvador, chegue logo, porque vai ser o melhor Carnaval da sua vida”, convidou.

Tradição – O Habeas Copos contou com cerca de 20 atrações ao longo do percurso na Barra, com início às 19h. O destaque foi a banda homônima ao festejo, considerada uma das responsáveis pela preservação da memória dos antigos carnavais de Salvador. O grupo é formado por aproximadamente 100 músicos, distribuídos entre instrumentos de sopro e percussão, e entrou no circuito Sérgio Bezerra — nome do criador da agremiação, que permanece à frente do projeto — por volta das 22h.

Em 2026, o Habeas Copos completa 48 anos de desfile. Tradicionalmente, a banda presta homenagem a artistas e personalidades que contribuíram para a promoção, o fortalecimento e a manutenção das tradições carnavalescas da capital baiana. Neste ano, a instituição escolhida foi o Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar), órgão responsável pela organização, defesa e fiscalização das entidades que participam da folia em Salvador.