ENTRETENIMENTO

Cultura, religiosidade e negócios atraem turistas à Bahia na primavera | SECOM

O último fim de semana foi marcado pela diversidade de eventos que movimentaram o turismo baiano, nos segmentos religioso, cultural e de negócios. A tradição do caruru de São Cosme e São Damião, os santos católicos que nas religiões de matriz africana são representados pelos orixás Ibejis, foi mantida na Bahia. Em Salvador, as comemorações tiveram o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na igreja dedicada aos santos (Liberdade), na Feira de São Joaquim (Cidade Baixa) e na Associação Nacional das Baianas de Acarajé, de Receptivo, Mingau e Similares (Centro Histórico).

Ainda na capital, participantes do 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego também puderam vivenciar o sincretismo religioso e saborear o caruru, no tempo livre. O encontro reuniu 1,7 mil especialistas nacionais e internacionais, no Centro de Convenções (Boca do Rio), com receptivo da Setur-BA, show da banda Olodum e debates sobre segurança no trânsito.

“Este ano, escolhemos a Bahia, berço da primeira Faculdade de Medicina da América do Sul e importante destino turístico, para celebrar os 45 anos da nossa entidade, durante o congresso. A Secretaria de Turismo foi fundamental para o sucesso do evento”, destacou Antônio Meira, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Em Itacaré, na Costa do Cacau, o 5º Festival de Forró teve a participação de turistas do Brasil e do exterior, o que gerou 100% de ocupação hoteleira na cidade. Artistas como Targino Gondim,  Rennan Mendes, Sebastian Silva e Gel Barbosa animaram o público.

“Tenho dito que Itacaré não tem mais uma baixa estação, e a consolidação do Festival de Forró comprovou isso, na reunião de baianos, brasileiros e estrangeiros, embalados pela nossa cultura e gerando receita para o município. É um trabalho exitoso da prefeitura, com a ajuda de parceiros, onde a Setur-BA tem papel relevante”, comemorou o secretário municipal de Turismo, Marcos Japu.

Em Rio Real, na Costa dos Coqueiros, a Festa da Laranja e a Agro Real aqueceram a economia, com feira agrícola e programação cultural, que tiveram o apoio do Governo do Estado. Reconhecido como o maior produtor baiano de laranja, o município é um polo estratégico da citricultura e abriga potencialidades turísticas.

“A Festa da Laranja é de grande importância, pois atrai milhares de visitantes, impulsionando a economia local e celebrando a tradição da cidade. O evento também é uma vitrine para a produção citrícola da região. A grande afluência de pessoas movimenta o comércio, restaurantes, hotéis, taxistas e outros serviços”, explicou o prefeito de Rio Real, Giancarlo Alcântara, o Jan da Laranja.

Já no município de Ituaçu, na Chapada Diamantina, o período de romarias à Gruta da Mangabeira, onde fica o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, atraiu caravanas de fiéis de diversas regiões da Bahia e do Brasil. A história do vaqueiro que saiu ileso após cair de uma altura de 30 metros dentro da gruta deu início à devoção, que transformou-se em um dos principais atrativos do turismo religioso católico baiano.