ENTRETENIMENTO

Colégio de Salvador utiliza Inteligência Artificial para contar 70 anos de história | SECOM

De 2 a 30 de setembro de 2025, a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), recebe a Exposição “70 Anos – Colégio Assunção”, que celebra a trajetória de uma das instituições de ensino mais tradicionais da Bahia. Com curadoria do jornalista e pesquisador Tiago Simas, da arquiteta Ingrid Maltez e da Irmã Edna Soares, a mostra convida o público a uma viagem pela memória do Colégio Assunção, resgatando momentos marcantes e revelando a importância histórica da instituição na formação educacional e cultural do estado.

O destaque da exposição é o uso da Inteligência Artificial para recuperar imagens e vídeos históricos de diferentes épocas da escola. Esses registros foram revitalizados digitalmente, permitindo que visitantes revivam momentos que, até então, estavam perdidos no tempo, em uma experiência única que une história e tecnologia.

A exposição conta com duas alas especiais de fotos e artefatos históricos das Irmãs Franciscanas Imaculatinas, que fundaram e conduziram a história do Colégio. Vindas da Itália para o Brasil, as Irmãs se estabeleceram em Salvador e se tornaram referência no ramo educacional do Centro da Cidade.

Além da atuação na educação, as Irmãs tiveram grande impacto social. Nas décadas de 1950 e 1960, mantiveram um orfanato para meninas; entre os anos 1970 e 1990, ofereceram cursos profissionalizantes, arrecadações de alimentos, apoio habitacional, celebrações religiosas e visitas a hospitais e presídios, atendendo gratuitamente a comunidade dos Barris, Dique do Tororó e adjacências.

O compromisso social segue até hoje. O Colégio Assunção continua oferecendo bolsas de estudo a alunos em situação de vulnerabilidade social e alia tradição e inovação ao trabalhar com a plataforma COC de ensino, reconhecida nacionalmente pela excelência pedagógica e pelo uso de tecnologia educacional.
O visitante também poderá conhecer os projetos contemporâneos do Colégio, como a TV e o Podcast Assunção, desenvolvidos pelos estudantes, que já se consolidaram como um dos maiores canais institucionais de educação no YouTube, com mais de 14 mil inscritos.

A mostra inclui ainda homenagens com pinturas, desenhos e poesias produzidos por estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, reforçando o diálogo entre passado, presente e futuro da instituição. Aberta ao público de segunda a sábado, das 8h30 às 19h, a exposição reúne documentos, imagens e registros que ilustram sete décadas de dedicação à educação e à formação humana.

“O Colégio Assunção é feito de pessoas, memórias e sonhos. Esta exposição é um presente para todos que fazem parte dessa caminhada”, destaca a Irmã Edna.

A exposição é uma oportunidade única de reviver a história do Colégio Assunção com o apoio da tecnologia, celebrando a memória das Irmãs Franciscanas Imaculatinas e a trajetória de uma das maiores referências em educação de Salvador.

Serviço 
O quê: Exposição “70 Anos – Colégio Assunção” 
Onde: Biblioteca Central do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris Salvador/BA)
Quando: 2 a 30 de setembro de 2025 das 8h30 às 19h 
Aberto ao público

Fonte: Ascom/FPC