A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou, no último sábado (23), uma série de entregas para impulsionar a agricultura familiar e fortalecer a infraestrutura no município de Tanquinho, no Portal do Sertão. Entre os investimentos do Governo da Bahia estão um trator com implementos agrícolas, uma retroescavadeira, 10 plantadeiras e a certificação da unidade de beneficiamento de leite e derivados Morrinhos Artesanais com o Selo de Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
Para a responsável pela produção de lácteos da Morrinhos Artesanais, Conceição Mascarenhas, o SIM vai abrir as portas da unidade de beneficiamento para outros mercados. “Com esse certificado nós podemos comercializar nossos produtos para além do município. É uma conquista que fortalece não só a nossa agroindústria, mas também toda a comunidade. Agradecemos de coração a todos os envolvidos nesse processo”, destacou.
O selo garante a fiscalização sanitária e industrial de produtos de origem animal, assegurando qualidade e segurança ao consumidor. Em Tanquinho, a certificação da Morrinhos Artesanais foi possível graças à parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) com o Consórcio Portal do Sertão, que viabilizou equipes técnicas responsáveis por orientar a agroindústria até a conquista do selo.
O presidente da Associação Comunitária Unida Deus no Comando, Luciano Silva dos Reis, destacou que a entrega das plantadeiras vai beneficiar 20 associados. Além disso, segundo ele, os equipamentos “vão ajudar na produção de feijão, milho e capim. Com elas, uma pessoa consegue plantar até quatro tarefas em um único dia. Com certeza, isso vai transformar a vida da nossa comunidade”.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, destacou que os investimentos representam a continuidade de uma política de fortalecimento da produção rural na Bahia. “O compromisso do nosso governador Jerônimo e de toda a sua equipe é garantir que a agricultura familiar tenha estrutura para ampliar e qualificar a produção. Quando entregamos equipamentos e certificações como o SIM, estamos fortalecendo a economia local e levando dignidade às famílias rurais”, afirmou.
Fonte: Ascom/SDR