ENTRETENIMENTO

Programa “HumanizAção” realiza operação intensificada na região do Jardim São Guilherme e Jardim Santa Cecília – Agência de Notícias

Fotos: GCM

Uma força-tarefa do programa “HumanizAção”, envolvendo as Secretarias de Gabinete Central (SGC) e de Segurança Urbana (Sesu), com a Guarda Civil Municipal (GCM), percorreu, nesta quarta-feira (20), a região do Jardim São Guilherme e Jardim Santa Cecília, mais especificamente em uma área verde dos dois bairros, na Zona Norte da cidade. O objetivo foi realizar abordagens sociais e oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua, além de coibir e prevenir qualquer tipo de irregularidade eventualmente identificada.

Durante a operação, foi providenciada a limpeza da área verde, localizada na Rua Genésia Isabel Cardoso Mencaci, quando houve o recolhimento de um caminhão inteiro de materiais inservíveis, como colchões abandonados, papelão molhado e pedaços de móveis velhos.

Paralelamente, as equipes do programa “HumanizAção” atuaram em diversos pontos da cidade com as ações diárias. Ao todo, foram abordadas 56 pessoas em situação de rua, sendo que 22 delas aceitaram acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). No local, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho e outros cuidados de higiene.

Ao longo do dia, foram percorridos pelas equipes os seguintes endereços: Avenida Dr. Armando Pannunzio, Rua Visconde do Rio Branco, Avenida Gen. Osório, Avenida Gen. Carneiro, Rua Padre Lara de Moraes, Avenida Itavuvu, Rua Belmiro Moreira Soares, Rua José Antônio Leme, Rua José Ângelo Fazano, Rua Jorge Marthe, Rua Prof. Toledo, Rua da Penha, Praça Mãe Preta, Rua Orlando Bismara, Rua Gregório Ramos dos Santos, Mosteiro de São Bento, Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Pio XII, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Praça Frei Baraúna, Rua Demercindo Alves da Silva, Rua Arthur Caldini, Avenida Dr. Gualberto Moreira, Rua Davino Carvalho Fazano, Rua Dr. Cardoso de Almeida, Rua Washington Aparecido de Oliveira, Rua João dos Santos, Rua da Glória e imediações da Rodoviária.

O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com o programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania e 153, da GCM.