ENTRETENIMENTO

Nova Iguaçu segue em alerta máximo devido às chuvas

Devido às chuvas intensas que atingiram Nova Iguaçu entre a tarde de sábado (13) e a madrugada deste domingo (14), a Prefeitura montou gabinete de gerenciamento de crise, com a participação de várias secretarias e órgãos públicos, para analisar os impactos provocados pela chuva até que a cidade volte à normalidade. Também nesta manhã, o prefeito Rogerio Lisboa se reuniu, em seu gabinete, com o vice-governador Thiago Pampolha Gonçalves e demais autoridades para apresentar a situação do município e traçar estratégias para minimizar as consequências das chuvas.

O município segue em alerta máximo. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), foram 235mm de chuva em 14 horas, entre 18h30m e 8h30m, o maior volume já registrado na cidade neste período de tempo desde o início das medições dos índices pluviométricos, em 2008.

A quantidade de chuva nessas 14 horas representou 77% da média histórica do mês de janeiro, de 305,8mm. Em 24 horas, entre 8h45m de sábado e 8h45m de domingo, foram 237mm. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora. Uma mulher está desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas, no trecho entre Nova Iguaçu e Belford Roxo. Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na cidade vizinha.

Equipes da Defesa Civil estão nas ruas para atender as 41 ocorrências registradas, até o momento, sendo 34 delas alagamentos e inundações em diversos bairros. Há também registros de desabamento de imóvel, deslizamento de barreira, e ameaças de queda de poste, desabamento de imóvel e deslizamento de barreira. Ainda não há registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Diversas secretarias disponibilizaram equipes para fazer o trabalho na rua. Estão sendo usados equipamentos para a limpeza e desobstrução de bueiros, valões e rios, assim como a remoção de entulhos. Os semáforos da Via Light foram religados e está sendo feita a manutenção de sinalização de trânsito em toda a cidade.

Diversos bairros da cidade foram impactados pela chuva, sendo os das regiões do Centro, Posse e Comendador Soares os mais afetados. Com a tempestade, houve o transbordamento do Rio Botas em diferentes trechos, entre eles Estrada da Palhada, Rua Bernardino de Melo, Comendador Soares e no Moquetá.

Todos os 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários da Defesa Civil estão mobilizados para, se necessário, abrigar quem precisar de um local seguro. Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199/ 2667-5751 / 981609740.

 

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social tem esses pontos de abrigo e atendimento disponibilizados para a população. Eles também estão recebendo doações, como colchões, material de limpeza e alimentos não perecíveis:

 

Califórnia

Casa da Juventude Iguaçuana
Endereço: Rua Liberdade, 56, Califórnia

2. Moquetá

Colégio Estadual Milton Campos
Endereço: Rua Tupinamba, 271, Moquetá

3. Nova Era

Colégio Estadual Santo Antônio De Pádua
Endereço: Rua José Luís, 223, Mangueira

4. Miguel Couto

Cras Bom Retiro
Endereço: Estrada Luís de Lemos, 2556, Nova América

5. Comendador Soares

Cras Estação Morro Agudo
Endereço: Rua Formosa, 256, Comendador Soares

6. Valverde

Cras Fazenda Cabuçu (Valverde)
Endereço: Rua Abílio Augusto Távora, s/nº, Praça do Valverde

7. Centro

Cras Maxambomba
Endereço: Avenida Governador Portela, s/nº, Praça Santos Dumont, Centro

8. Cerâmica

Cras Monte Verde
Endereço: Rua Pedro Cunha, 48, Ponto Chic

9. Bairro da Luz
Espaço Municipal da Terceira Idade
Endereço: Av. Luís de Matos, 736, Bairro da Luz

10. Posse
Instituto Chrisan
Endereço: Rua Frei Frederico Vier, 175,Alto da Posse

11. K11

Ministério da Terra Prometida
Endereço: Rua Barão de Tinguá, 88, Centro

12. Caioaba

Ministério da Terra Prometida
Rua Eduardo Fernandes 130, Caioaba

 

Para as próximas horas, a previsão é de chuva fraca a moderada isolada.

 

Alertas por SMS

 

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu já contabiliza 68.912 munícipes cadastrados para receber alertas referentes às condições do tempo pelo celular por mensagens de SMS desde 2018. Com isso, a cidade é a terceira do estado em números de pessoas registradas para receber informações.

As mensagens de texto enviadas vão desde a previsão de tempo até a recomendação para evacuação das áreas de risco previamente mapeadas. Essas informações servem de alerta para possíveis desastres, como inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas, principalmente no período de verão.

Os moradores interessados em receber os alertas devem enviar pelo telefone celular uma mensagem contendo o CEP de interesse para o número 40199, podendo cadastrar mais de um CEP. Após feito o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil (é totalmente gratuito e não precisa ter crédito no celular).

 

Clique aqui e veja a lista completa de pontos de apoio e abrigos temporários.