ENTRETENIMENTO

Alunos vencedores dos Desafios de História da Paraíba e de Ciências são premiados

Os estudantes das escolas municipais de João Pessoa receberam maior número de medalhas por desempenho no 1º Desafio Paraibano em Ciências e no 1º Desafio em História da Paraíba. Ao todo, foram 39 medalhas concedidas aos alunos da rede municipal, em dois níveis. As escolas particulares receberam um total de 34 medalhas, nos três níveis. A entrega da premiação (medalhas e certificados) aconteceu, nesta terça-feira (19), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  

Os dois desafios foram realizados durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Espaço Cultural José Lins do Rego. O secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, comentou que a intenção de desafios como estes é fazer com que os alunos possam, já no ensino médio, alcançar melhores níveis no mercado e a prefeitura alcance melhores níveis de ensino. “No próximo ano, vamos buscar mais parcerias para que o evento cresça ainda mais”, destacou.  

Além de receber a medalha e o certificado, os alunos participarão da Seleção Paraibana de Olimpíadas Científicas, na Plataforma Medalhei (https://medalhei.com/), tendo acesso gratuito a todos os conteúdos exclusivos de forma gratuita. Nesse mesmo site de conteúdos, foram abertas 30 vagas destinadas aos estudantes que não alcançaram a medalha, mas se destacaram nos desafios.  

O organizador e idealizador dos desafios, o estudante Giovanny Arthur, 18 anos, comentou que esse momento de premiação é de extrema importância para os alunos porque os motiva. “Nada mais justo do que, além da medalha, tenha a premiação, os aplausos, o orgulho da família. Tudo isso vale mais do que a medalha em si”, afirmou.  

1º Desafio Paraibano em Ciências – Os alunos do nível A (6º e 7º anos) das escolas municipais receberam 11 medalhas de bronze, 05 de prata e 02 de ouro. Os medalhistas de ouro foram os alunos: Arthur Dantas de Oliveira, da Escola Municipal Chico Xavier, e Daniel Jorge da Silva de Medeiros, da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, ambos do 6º ano.  

No nível B (8º e 9º anos), foram 14 medalhas de bronze, 06 de prata e apenas 01 de ouro, da aluna Andressa Kelli dos Santos Silva, da Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima. A estudante contou que a prova foi relativamente fácil e que se dedicou bastante para tirar uma boa nota. “Estudei pelas provas de outros lugares também”, revelou Andressa, que estava do lado da mãe Jaqueline dos Santos, que estava feliz pelo desempenho da filha. “Estou muito orgulhosa da minha filha. São muitas emoções neste momento”, declarou Jaqueline.  

O professor de Ciências, Igor Leitão de Oliveira, da Escola Municipal Moema Tinoco, disse que eventos como este são muito importantes para a educação. “Ficamos surpresos com a premiação, com a medalha de prata. O grande desafio é para os alunos. Eles precisam criar coragem para enfrentar seu desafio. Eu acho isso muito legal, porque estimula os alunos a se expressarem. Isso os ajuda a descobrir qual área desejam se aprofundar nos estudos. Assim, eles já escolhem uma área para seguir”, disse.  

1º Desafio em História da Paraíba – Cinco equipes levaram para casa a tão sonhada medalha de ouro. Foram elas: ‘As Incríveis Historiadoras’, da Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima. Os alunos foram orientados pela professora Luciana Rodrigues Ferreira Varejão; ‘Os Socráticos’, da Escola Municipal Professora Anayde Beiriz, dirigido pelo professor Midian Nascimento Santos da Silva; a equipe ‘Seráfico da Nóbrega’, da Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, sob a orientação da professora Ana Bezerra Cavalcanti; ‘Sol Paraibano’, da Escola Municipal Chico Xavier, com a coordenação do professor Carlos André Bezerra Soares; e a equipe ‘Tríplice Aliança’, do Colégio da Polícia Militar, com o professor Márcio José Silva Lima como orientador.  

Além dessas, 08 equipes conquistaram a medalha de prata, enquanto 12 levaram para casa a de bronze. A professora da Escola Municipal João Monteiro da França, Jéssica Reis, coordenou três equipes ao mesmo tempo: ‘Eletrizadas pela História’, ‘Filhas de Clio’ e ‘Lendários’. Eles receberam medalhas de bronze. “Essa cerimônia foi muito importante para os alunos que, ao longo do ano letivo, se esforçaram bastante”, disse emocionada a professora.  

Escolas particulares – As escolas competiram em três níveis. No nível A, foram 04 medalhas de bronze, 07 de prata e 02 de ouro. No nível B, foram 07 medalhas de bronze, 03 de prata e 01 de ouro. No nível C, 07 de bronze, 02 de prata e 01 de ouro. Os alunos que conquistaram ouro foram: Eduardo Sousa Carvalho, do Colégio Iso Bessa, e Maria Fernanda de Oliveira, do Colégio Vila Sul, ambos do 6º ano. O vencedor do ouro foi Ivan Santos Braga, do 8º ano do Colégio Iso Sul. No nível C, disputado por alunos do 1º ano do ensino médio, foram 07 medalhas de bronze, 02 de prata e 01 de ouro.  

O aluno Gustavo Medeiros Macêdo de Melo, do Colégio Vila Sul, recebeu a medalha de ouro e disse que a prova teve um nível bom. “Eu me dediquei bastante para conseguir tirar uma nota boa, estudei por outras provas também e isso ajudou. Eu também queria agradecer aos meus professores que me ajudaram a chegar até aqui e ao conselho pedagógico que nos incentiva muito a fazer os projetos para chegar aonde estou hoje”, comentou Gustavo.  

A lista completa dos medalhistas de cada desafio pode acessada por meio dos links abaixo:  

1º Desafio em História da Paraíba

1º Desafio Paraibano em Ciências