Sorocaba

Prefeitura de Sorocaba anuncia criação de Centro de Referência para atendimento das pessoas com TEA e deficiência intelectual – Agência de Notícias

Dando sequência ao serviço que, pela primeira vez, foi implantado pelo Município na atual Administração, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), criará um Centro de Referência para atendimento multidisciplinar das pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

No espaço, serão ofertadas 70 novas vagas para TEA, além de 160 vagas para Serviço Especializado de Referência para Pessoas com Deficiência Intelectual. As propostas para atuação das novas instituições parceiras na prestação desse serviço no novo espaço podem ser enviadas até o dia 16 de janeiro de 2023. O prédio contará com toda estrutura necessária para o atendimento.

Atualmente, o serviço é ofertado por meio de convênio com as entidades Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca) e Associação dos Amigos dos Deficientes (AMDE), nos respectivos locais. O atendimento conta com profissionais de Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, entre outros. São oferecidas 40 vagas mensais pela Asipeca e mais 10 pela AMDE. O acesso para o serviço é direcionado pela Central de Regulação de Vagas do Município, que recebe a demanda por meio das guias de referência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Essa é uma demanda para a qual o atual Governo Municipal vem dando toda atenção necessária. Sabemos da importância do amparo a esse público e, por isso mesmo, ampliaremos o atendimento”, afirmou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.