Negociar débitos com instituições financeiras e com empresas que fornecem serviços de energia e telefonia levaram centenas de pessoas a buscar o atendimento do ‘Procon em Movimento’, realizado na Estação de Metrô Pirajá. A ação itinerante Procon-BA – órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) -, em parceria com o Metrô Bahia e a Câmara de Dirigentes Lojistas Salvador (CDL), garantiu cerca de 1.300 atendimentos durante quinta-feira (30) e sexta-feira (31).
Os passageiros/clientes tiveram a oportunidade de registrar reclamações, negociar dívidas, tirar dúvidas e realizar consultas aos órgãos de proteção ao crédito. A população local ainda recebeu orientações das equipes especializadas no stand de atendimento.
Dona Josélia Pereira, de 55 anos, moradora da Sussuarana, veio até o local para negociar pendências com instituições financeiras. “Cheguei aqui e tive um atendimento de excelência. Estou na expectativa de resolver todas as minhas pendências”, disse Pereira.
Após um problema com o fornecimento de internet, o aposentado João Alcides, de 54 anos, morador do Alto do cabrito, buscou o atendimento do Procon-BA. “Vim buscar informações sobre uma situação que está acontecendo com a Oi Fibra e, chegando aqui, fui atendido na hora”, contou Alcides.
Exemplares do Código de Defesa do Consumidor e outros materiais informativos sobre direitos humanos foram distribuídos durante os atendimentos.
Acesso à justiça
O superintendente do Procon-Ba, Tiago Venâncio, destacou que ação itinerante, é uma oportunidade para os e as cidadãos/ãs terem acesso à justiça e fortalecer as ações do órgão no estado. “Concluímos a segunda edição do Procon em Movimento e conseguimos avançar ainda mais e levar os serviços de acesso à justiça à população. Vamos seguir fortalecendo e ampliando ainda mais os serviços do órgão na capital e em todo o estado. Em breve estaremos dando continuidade a mais edições desse importante projeto”, ressaltou Venâncio.
“A parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos simboliza a união de esforços pelo fortalecimento da cidadania e reforça o compromisso do Metrô Bahia com o cuidado ao cliente, mostrando que garantir direitos também é oferecer uma experiência humana, atenciosa e que faz diferença real na vida das pessoas”, avaliou Juliana Romão, diretora do Metrô Bahia.
Procon em Movimento
A primeira edição do Procon em Movimento realizou 1.200 atendimentos, na Estação de Metro Rodoviária, em agosto deste ano. As próximas paradas acontecem na Estações de Metrô Lapa e Aeroporto. O Procon em Movimento visa aproximar os serviços do órgão de proteção e defesa do consumidor da rotina da população, unindo mobilidade urbana, cidadania, acesso à justiça e à informação.
Fonte: Ascom/SJDH