ENTRETENIMENTO

Salvador vai sediar o 2º Encontro da Juventude Rural da Bahia em novembro | SECOM

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o 2º Encontro da Juventude do Campo, das Águas e das Florestas será realizado de 7 a 9 de novembro, em Salvador, reunindo jovens rurais de todo o Estado para debater o desenvolvimento sustentável e o protagonismo da juventude no campo, em parceria com a Coordenação de Políticas para a Juventude (Cojuve).

Retomado em 2023, o encontro tem o objetivo de fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre jovens, além de apontar caminhos para a construção de um rural mais próspero e equitativo. A edição deste ano se configura como etapa preparatória para  Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e inclui, em sua programação, a apresentação do Plano Nacional de Sucessão Rural e a escuta do edital de juventude do projeto Bahia que Produz e Alimenta.

Ao todo, 300 jovens vão participar, com representações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, respeitando gênero, raça, povos e comunidades tradicionais.
“É um evento que reforça a valorização da voz dos jovens do campo. Um espaço de escuta, mas, sobretudo, de diálogo verdadeiro com quem vive a realidade no dia a dia. Queremos debater a sucessão rural, fortalecer o empreendedorismo e avançar numa demanda histórica: um edital com ações voltadas especialmente para a juventude rural”, explicou o titular da SDR, Osni Cardoso.

Os participantes serão escolhidos entre os jovens inscritos nas Conferências Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável. A seleção seguirá critérios definidos pela Comissão Organizadora do Encontro, composta pelo GT de Juventude da SDR, representantes da Câmara Técnica de Juventude do Conselho Estadual de Juventude Rural, da Cojuve e da Superintendência de Políticas Para Povos Indígenas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Em breve, mais informações serão divulgadas.

Fonte: Ascom/SDR