O Hospital Metropolitano, unidade do Governo do Estado da Bahia 100% SUS, sob gestão da Santa Casa Ruy Barbosa, promoveu uma série de atividades em alusão à Semana da Segurança do Paciente, celebrada em setembro. A programação teve como objetivo fortalecer a cultura de segurança na assistência e engajar os profissionais de saúde em práticas que reduzem riscos e ampliam a qualidade do cuidado.
Entre as iniciativas, destacou-se a simulação realística com paciente no leito hospitalar. A atividade permitiu aos colaboradores vivenciarem situações práticas de tomada de decisão rápida e segura, utilizando um manequim em um “jogo dos 7 erros”. Também foi realizado o jogo interativo “Fato ou Fake”, que esclareceu mitos e verdades sobre segurança do paciente. Os participantes receberam brindes divertidos.
Outro momento marcante foi a encenação de um evento adverso de alta gravidade, que resultou em dano catastrófico, seguida da roda de conversa ‘E se fosse você?’. A atividade promoveu reflexões sobre o conceito de “segundas vítimas”, destacando que os profissionais de saúde também sofrem emocionalmente quando ocorre um evento adverso. A ação teve como propósito estimular empatia, responsabilidade compartilhada e reforçar o aprendizado contínuo.
Segundo a equipe de qualidade e segurança do paciente do Hospital Metropolitano, a iniciativa reforça as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, em alinhamento às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). As atividades integraram colaboradores de diferentes setores e unidades, para oferecer um cuidado cada vez mais humano, seguro e de excelência à população baiana.
Fonte: Ascom/HM