A Polícia Militar da Bahia (PMBA) participará das comemorações da independência, 7 de Setembro, no próximo domingo, tanto no tradicional desfile quanto no policiamento dos locais onde acontecerão os atos cívicos nos munícipios baianos. Em 2025 será especial para a corporação militar baiana, pois marca o bicentenário da PMBA.
Em Salvador, o desfile cívico-militar ocorrerá na Avenida Sete de Setembro, no bairro do Campo Grande, onde 896 policiais militares da ativa, veteranos e alunos dos colégios da Polícia Militar (CPM), bem como da creche, irão participar. Também serão exibidos os veículos da PMBA, a exemplo do jipe histórico, motocicletas, viaturas (incluindo a tática blindada), caminhonetes, caminhões (antibomba e tanque de abastecimento) e o sobrevoo do helicóptero da corporação. O itinerário inicia no Corredor da Vitória, segue pelo Campo Grande e finaliza na Praça Castro Alves.
“Este ano é um marco para a instituição, que completou em fevereiro 200 anos de serviços prestados à sociedade e toda a tropa desfilará com garbo, demonstrando orgulho em vestir a farda que representa a proteção da população baiana”, afirmou o comandante geral, coronel Magalhães, que assumiu o comando da instituição em abril e pela primeira vez estará presente no desfile como a maior autoridade da tropa.
Policiamento – As ações ostensivas iniciam às 5h30 com uma varredura nas vias de acesso ao desfile em parceria com outros órgãos. No dia 7 de setembro o reforço do patrulhamento envolverá os pontos de ônibus, entorno das estações de metrô e estações de transbordo como a Estação da Lapa, Barroquinha, Aquidabã, Vale do Canela e Comércio, inclusive nos principais corredores de tráfego com o objetivo de proporcionar mais segurança à população. Ao todo, 1.082 policiais militares estão escalados para atuarem nesta operação.
“Vale lembrar que, em virtude do feriado, no próximo domingo o policiamento também estará intensificado nas praias, áreas de lazer, praças, parques e nos locais com maior concentração de pessoas. A atuação será apoiada por tecnologias de inteligência, monitoramento e integração com outros órgãos de defesa e resposta emergencial”, destacou o comandante de Operações Policiais Militares (COPPM), coronel Sérgio Simões.
Ordem do desfile da PMBA – O desfile da PMBA inicia com o Grupamento dos ex-alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPM) seguido por estudantes representantes das cinco unidades da rede em Salvador. A Banda de Música da PM Maestro Wanderley, reconhecida pela Unesco como patrimônio imaterial da Bahia, chegará na sequência o Grupamento dos veteranos e depois o Grupamento do Comando, Guarda-Bandeira e a Academia de Polícia Militar (APM), que neste ano completou 90 anos na formação de oficiais da corporação.
Na sequência haverá a representação dos Batalhões de Guardas, de Choque, Aéreo, de Operações Especiais, em Policiamento de Eventos, Turístico, Tático Móvel e de Proteção à Mulher. Logo em seguida desfilam a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial e o Grupamento das Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPTs) da capital e RMS.
O desfile hipomotorizado encerra o desfile da PM com o jipe histórico, motocicletas, viaturas (incluindo a tática blindada), caminhonetes, caminhão tanque de abastecimento, caminhão antibomba, drones, cavalos e o sobrevoo do helicóptero da corporação.