Foto: Lucas Moura/ Secom PMS
Texto: Letícia Silva/ Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, em parceria com o Ministério Público da Bahia, realiza nesta sexta-feira (22), às 18h, o espetáculo teatral “Reflorescer Mulher”, no Shopping Bela Vista. A apresentação é gratuita e faz parte da programação do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Criado pela artista Alethea Novaes com a companhia de teatro Os Argonautas e artistas convidados, o espetáculo apresenta uma narrativa sensível e crítica sobre as diferentes formas de violência sofridas pelas mulheres, como a física, psicológica, patrimonial, sexual e moral.
A montagem também traz à cena a força feminina, o protagonismo e a importância do acolhimento, da denúncia e da superação, em um processo de reconstrução que inspira e emociona.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, destaca a relevância da iniciativa.
“A peça Reflorescer Mulher traz uma potente narrativa sobre resistência e conscientização, com cenas que expõem as diversas formas de violência. O espetáculo se propõe a informar, sensibilizar e fortalecer, apontando caminhos de enfrentamento e superação. A peça também celebra a força feminina e o processo de reconstrução, como o próprio título sugere”, afirmou.
Mobilização – O Agosto Lilás é uma campanha nacional de mobilização que marca o aniversário da Lei Maria da Penha, considerada uma das legislações mais importantes do mundo no enfrentamento à violência contra a mulher.
Ao longo de todo o mês, instituições públicas e entidades parceiras realizam ações de conscientização, palestras, oficinas, atividades culturais e educativas, com o objetivo de ampliar a informação, fortalecer a rede de proteção e incentivar as denúncias.
Em Salvador, a Prefeitura tem desenvolvido uma agenda diversificada durante o Agosto Lilás, reforçando seu compromisso com a promoção de políticas públicas que assegurem os direitos das mulheres, além de criar espaços de acolhimento e diálogo.