O agronegócio baiano foi destaque no primeiro dia do Bahia Export 2025, fórum que reúne representantes do setor produtivo, governo e iniciativa privada para discutir estratégias de fortalecimento da logística, infraestrutura e exportações. Realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, o evento segue até esta sexta-feira (15), com foco em propostas que promovam maior competitividade e integração entre os diversos elos da cadeia logística.
No painel “A cultura exportadora da Bahia e ações para melhor promover a produção local no mercado internacional”, realizado na tarde desta quinta-feira (14), o secretário estadual da Agricultura, Pablo Barrozo, destacou a importância de políticas públicas para ampliar o acesso dos produtores baianos ao mercado externo.
“Para ampliar nossa presença no mercado internacional, precisamos continuar investindo em políticas que abram novos caminhos para o produtor, como a diversificação de mercados, tecnologia e infraestrutura logística. Temos regiões no estado com tradição em cultivos específicos, que moldam não só a economia, mas também a cultura e o modo de vida da população”, afirmou.
Barrozo também ressaltou o papel de programas como o Prodeagro e o Fundeagro, iniciativas do Governo do Estado que vêm contribuindo para a recuperação e construção de estradas, pontes e outras estruturas essenciais ao escoamento da produção agropecuária até os portos e centros consumidores.
Outro ponto de destaque foi o Plano ABC+ Bahia, voltado à promoção de práticas sustentáveis na agricultura. Segundo o secretário, o programa receberá um investimento de R$ 10 milhões em 2025.
A Seagri tem ampliado e consolidado políticas públicas com apoio à inovação e à transferência tecnológica. Entendemos a importância de uma agricultura baseada nos princípios da sustentabilidade e responsabilidade social, alinhada às exigências dos mercados mais rigorosos do mundo”, completou.
O debate teve mediação da comunicadora e advogada Zizetti Balbino e contou com a participação da fundadora da Avatim, Mônica Burgos, e do CEO da Fazenda Progresso, Fabiano Borré, que compartilharam experiências e apontaram os principais desafios enfrentados pelos produtores baianos no acesso ao comércio internacional.
Bahia Export
O Bahia Export é um fórum anual que busca fomentar a cultura exportadora no estado, promovendo o diálogo entre setores estratégicos da economia, o poder público e parceiros internacionais. Em sua segunda edição, o evento reafirma o compromisso com a criação de um ambiente mais competitivo para os negócios e com a superação de gargalos logísticos que ainda limitam o crescimento das exportações baianas.
A programação de 2025 inclui painéis temáticos sobre infraestrutura portuária, corredores de exportação, políticas de incentivo à internacionalização de empresas, sustentabilidade nos processos logísticos, além de rodadas de negócios e encontros bilaterais com representantes de países da América Latina, Europa e Ásia.
Fonte: Ascom/Seagri