Fotos: Lucas Moura/Secom PMS
O Hub Salvador, equipamento mantido pela Prefeitura e voltado ao fomento do empreendedorismo inovador, promoveu, nesta terça-feira (29), o Hub Day, evento gratuito em celebração ao aniversário de sete anos do espaço. A iniciativa reuniu startups, empreendedores, investidores e parceiros no local, no Comércio, com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor local.
A programação do Hub Day combinou aprendizado prático, trocas de experiências e momentos de celebração. As atividades começaram pela manhã com o talk “Pitching in English: Como Comunicar sua Startup para o Mundo”, ministrado por Filipe Lopes Sousa. A palestra abordou estratégias para apresentar startups em inglês com clareza e objetividade, mirando a internacionalização. Na sequência, Romero Mateus, fundador e diretor criativo da startup Farol Negro, conduziu a oficina “Branding e Gestão de Marca para Startups”, com foco prático em construção e posicionamento de marcas desde as etapas iniciais dos negócios.
Durante a tarde, o painel “Como Criar um Negócio Socialmente Responsável” reuniu representantes das startups Óia Fia, SDW e Wastezero. Reconhecidas pelo impacto social e ambiental de suas iniciativas, as empresas compartilharam experiências e práticas voltadas à responsabilidade social. Na ocasião, os participantes cantaram a tradicional música “Parabéns para Você” em celebração do aniversário do Hub Salvador. O encerramento ficou por conta do evento “A Força da Ação!”, que contou com a participação de representantes do Hubine e da especialista Mayra Belém.
O CEO e coordenador executivo do Hub Salvador, Antônio Rocha, falou sobre a importância da iniciativa. “O evento foi um momento de celebrar conquistas, ampliar conexões e fomentar novas ideias. É uma oportunidade para reconhecer a trajetória que trilhamos até aqui, fortalecer laços com a comunidade e impulsionar ainda mais a inovação na cidade e na região”, disse. “Aproveitamos esta data para promover uma confraternização em um ambiente mais descontraído, por assim dizer. Ainda assim, desde o início da manhã, diversas palestras, conteúdos e mentorias estão sendo realizados”, completou.
Também presente, o gestor de comunidade do espaço, Gabriel Gil, reforçou o papel do Hub na visibilidade e fortalecimento do ecossistema. “Hoje foi um dia de colocar em evidência as empresas que fazem parte do nosso ecossistema. Convidamos parceiros que colaboram com o ramo da educação para empreendedores, além de pessoas do ecossistema que estão acelerando outras empresas e oferecendo serviços voltados à comunicação, branding e posicionamento de marca — agentes que já fazem parte do Hub. O papel do Hub é esse: apresentar, conectar, levar adiante, colocar os holofotes. E acho que o evento de hoje traduz isso da melhor forma possível, trazendo esses agentes ao protagonismo, ao palco, na prática”, contou.
Ênfase em parcerias – Fundado em 2018, o Hub Salvador se consolidou como um ambiente de colaboração, aprendizado e desenvolvimento de soluções criativas. Com um modelo que integra poder público, universidades, aceleradoras, instituições financeiras e startups, o espaço tem desempenhado papel relevante na diversificação econômica da cidade e na promoção de iniciativas empreendedoras.
“Um dos diferenciais da nova abordagem de negócio é fomentar um ecossistema mais rico para parcerias. Isso significa construir um ambiente que conecta startups, grandes corporações, capital de risco e agências governamentais para colaborar, explorar os pontos fortes complementares uns dos outros e acelerar o caminho para alcançar avanços e causar impacto”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), Alberto Braga.
Reportagem: Lucas Vieira e Mateus Soares/Secom PMS