ENTRETENIMENTO

Secretaria de Habitação inscreve obras de urbanização do Alemão no Novo PAC Periferias Vivas  – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Complexo do Alemão – Leandro Vaz / Divulgação

A Secretaria Municipal de Habitação inscreveu o Complexo do Alemão no Novo PAC Periferias Vivas – Urbanização de Favelas, do governo federal. As localidades selecionadas para o programa serão divulgadas no fim deste mês. Nesta terça-feira (19/03), equipes da Prefeitura e da Secretaria Nacional de Periferias estiveram no conjunto de favelas da Zona Norte para observar áreas de risco e pensar, por exemplo, em planos de ações comunitárias para contingenciamento de riscos de deslizamento e inundação.

O anúncio da inscrição foi feito nesta terça-feira pelo secretário Municipal de Habitação, Patrick Corrêa, durante a caminhada da Caravana das Periferias junto com o Secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, e lideranças locais. O grupo visitou pontos específicos do Morro do Alemão e falou da parceria entre município e governo federal para o complexo.

O Novo PAC focará em territórios periféricos, em parcerias com os municípios e estados. O projeto de Urbanização de Favelas do Alemão prevê produção e melhoria habitacional, obras de infraestrutura para redução de risco de desastres, recuperação ambiental, regularização fundiária e trabalho técnico social, com um investimento de cerca de R$ 400 milhões.

– Para nós, que somos moradores de comunidade, esse é um passo muito importante: focar nas periferias. É uma mudança que vem de dentro para fora, com pessoas de favelas discutindo os problemas e sendo ouvidas – disse Patrick Corrêa.

Simões reafirmou os esforços do governo federal para auxiliar comunidades do Rio de Janeiro. O programa Periferia Sem Risco, do Ministério das Cidades, visa unir os esforços federais (obras e ações preventivas) com gestão e mobilização com a participação de moradores.

Patrick Corrêa anunciou ainda o início de obras do programa Morar Carioca no Cariri e em parte da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, também na Zona Norte. Serão R$ 63 milhões investidos em obras amplas de urbanização, com 17 km de rede de água, 13 km de saneamento, áreas de convívio social e mais de 16 mil pessoas beneficiadas, numa área de quase 270 mil km2.

Categoria:

  • 19 de março de 2024
  • Marcações: Complexo do Alemão favela Habitação Novo PAC Periferias Vivas Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro urbanização