ENTRETENIMENTO

São José registra saldo de 1.394 empregos formais em janeiro

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O ano de 2024 começou com boas perspectivas em relação à geração de empregos com carteira assinada em São José dos Campos.

De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade registrou em janeiro deste ano um saldo positivo de 1.394 empregos formais.

O número é quase três vezes maior se comparado com janeiro de 2023, quando São José obteve um saldo de 482 empregos.

No ano passado, de janeiro a dezembro, o saldo positivo chegou a um total 6.944 empregos com carteira assinada no município.

Segundo a metodologia do Caged, o saldo de empregos é o resultado da diferença de admissões e demissões e se refere a empregos formais, com carteira assinada.

Serviços

Em janeiro, o setor de Serviços liderou o ranking de empregos com carteira assinada em São José com 1.187 vagas de saldo positivo.

Houve retração no Comércio, que registrou saldo negativo de -227 postos. Isso se explica em razão do desligamento de vagas temporárias preenchidas para as vendas de final de ano.

Todos os demais setores tiveram saldo positivo de empregos: Indústria (237 vagas), Construção Civil (193) e Agropecuária, com 4.

Qualificação profissional

Para capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, a Prefeitura de São José investe em cursos de qualificação, ampliando as chances de recolocação dos trabalhadores.

No ano passado, foram oferecidas 32 mil vagas dentro do Programa Qualifica São José. Foram registradas mais de 50 mil inscrições de interessados.

O aumento das vagas e a criação de novos cursos está prevista no Plano de Gestão 2021/2024. Todos os cursos são gratuitos e são ministrados na modalidade presencial ou EaD (Ensino a Distância).


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico