ENTRETENIMENTO

Árbitro da CBF dá início ao curso de arbitragem em São José

Lucas Lemes


Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O curso para a formação de árbitro de futebol, realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, teve início na noite desta sexta-feira (15) no Centro da Juventude de forma gratuita e exclusivo para moradores da cidade.

O primeiro dia de aula foi com a palestra do árbitro Vinícius Gonçalves Dias de Araújo, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Paulista de Futebol.

Na palestra, o árbitro que apita na elite nacional de futebol desde 2015, contou sobre sua experiência de campo e jogos que marcaram sua trajetória. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e receber orientações para um bom desempenho em situações que exijam mais da arbitragem.

Para o árbitro Vinícius Dias de Araújo, a formação de novos árbitros qualifica o futebol brasileiro e favorece o ‘espetáculo’.

“O árbitro precisa ter conhecimento, saber a regra do jogo, tanto para apitar jogos profissionais, quanto em campeonatos amadores. A qualificação da arbitragem colabora no desenvolvimento do nosso futebol e dá oportunidade para os novos profissionais que estão chegando, na realização de sonhos. É muito gratificante estar aqui para contar um pouco da minha trajetória e tirar as dúvidas destes alunos que, em breve, serão colegas de profissão”, afirmou.

O aluno Uelinton Almeida Lima, de 36 anos, aprovou o primeiro dia de aula. “A iniciativa da Prefeitura é excelente para nós, que estamos iniciando na arbitragem. O investimento na nossa valorização, até com um árbitro da CBF aqui disposto para nos ajudar, é sensacional”, disse.

“É nítido o esforço de toda a equipe em trazer esta estrutura e fico animado em ver as possibilidades que posso construir na carreira de árbitro de futebol”, destacou.

O curso

Ao todo, 53 alunos estão inscritos no curso de arbitragem, com carga horária de 30 horas. O curso será ministrado nas sextas-feiras, das 19h às 22h, e nos fins de semana, das 9h às 18h, em duas modalidades de ensino: teórico, nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24; e prático, em data que será definida na próxima semana.

Haverá avaliação teórica e prática e será necessário ao menos 75% de presença para o aluno receber o certificado.

Os árbitros habilitados estarão aptos para atuar nos campeonatos promovidos pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida