ENTRETENIMENTO

FCCR leva oficinas culturais a 731 alunos da Fundhas

João Paulo Sardinha


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

*Colaborou a estagiária Walquíria Teodoro

Música, dança, literatura e teatro estão ajudando a construir o conhecimento de 731 crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que participam semanalmente das oficinas oferecidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

As aulas, que fazem parte do programa Arte nos Bairros, acontecem em unidades de todas as regiões e envolvem alunos com idade entre 6 e 16 anos.

São oficinas de circo, capoeira, maracatu, danças urbanas, criação literária, flauta, teatro, corpo coreográfico e fanfarra. Essas duas últimas, por exemplo, acontecem na sede da Fundhas, no Parque Industrial, região sul da cidade.

Christian Castillo, que é professor da banda instrumental, explica que a música tem papel fundamental na construção social dos alunos.

“Os ensinamentos passados em sala de aula são principalmente para a vida. A disciplina e o comprometimento preparam os alunos para a realidade”, disse.

O responsável pela oficina de Corpo Coreográfico, Cleives Bafini, afirma que o trabalho realizado envolve a construção de uma relação de confiança, onde os alunos podem se expressar, impactando positivamente nas apresentações.

“A cultura como um todo dá a possibilidade de o aluno desenvolver suas habilidades sem distinção. E a arte e disciplina só mostram a evolução de cada um deles. Quando vejo os alunos procurando as oficinas, tendo interesse, aí tenho a dimensão do trabalho social que estamos fazendo”, afirmou.

Os alunos se apresentam em eventos e campeonatos. O Corpo Coreográfico da banda da Fundhas é bicampeão do Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras, disputado no ano passado em Amparo (SP).

Corpo de Dança da Banda Fundhas. Foto: Paullo Amarall / FCCR

Arte nos Bairros

O Programa Arte nos Bairros oferece vagas em oficinas culturais gratuitas, possibilitando o acesso da população ao aprendizado e ao exercício da arte, em áreas artísticas diversas, como dança, artes plásticas, música, teatro, circo, cultura da paz e economia criativa, entre vários outros segmentos. 

O objetivo do programa é descentralizar a arte e a cultura, estendendo as atividades oferecidas pela FCCR aos distritos e bairros de todas as regiões de São José dos Campos.


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo