Agems certifica servidores em curso de regulação pública pela primeira vez em 22 anos – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) certificou 40 servidores em curso de especialização em regulação pública, registrando um marco histórico de capacitação para a instituição. Esse foi o start em 22 anos em que a Agems investiu nos servidores para uma especialização desse nível. Essa é uma parceria do governo por meio da Escolagov e a faculdade Unyleya.

O diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis, ressaltou a importância da capacitação dos servidores em um momento de mudanças na sociedade e destacou o compromisso da agência em investir na educação de sua equipe.

“É preciso discutir a regulação, estamos em um novo momento e como Agência Reguladora temos um papel muito importante na sociedade. Conhecimento é tudo e essa é mais uma vitória também na educação. Sempre vamos investir em nossos servidores, pois através da capacitação geramos resultados muito mais satisfatórios. Quero agradecer imensamente a Escolagov por meio da presidente Ana Paula, ao secretário de gestão e estratégia Thaner e a Unyleya por mais essa parceria brilhante”, afirmou Assis.

Novo módulo e a Pós-graduação

Diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula Martins, destaca mais um avanço na educação e os próximos passos para o futuro. “Essa conclusão de curso não representa apenas uma entrega de certificado, mas uma vitória para os nossos servidores. Também entendemos que é um marco no fortalecimento do serviço público do Estado e estamos animados para o que vem pela frente. Os servidores que concluíram o módulo 1 vão realizar o módulo 2 e ao fim do ano serão certificados com uma pós-graduação em regulação pública”, disse Ana Paula.   

Parceria

Representante da faculdade Unyleya, Evandro dos Santos, comenta que a parceria foi de grande sucesso entre as instituições. “Em nome da Unyleya quero agradecer a oportunidade e a parceria junto a Escolagov de Mato Grosso do Sul e parabenizar todos os alunos da Agems”, enfatiza.

Um novo momento

Arlene Alves Henrique, 59 anos, assessora na Diretoria de Gás, Energia e Mineração conta que o curso foi um upgrade de conhecimento sobre regulação e suas ramificações no ambiente regulatório.

“O curso foi ótimo, é um aprendizado muito bom para o crescimento profissional, e com certeza me ajudou no dia a dia do trabalho. Passei a entender melhor o que executamos aqui na Agência e o que isso impacta na sociedade”, comenta.

Diretora de Inovação e Relações Institucionais da Agems, Rejane Monteiro, comemora a conclusão da primeira parte dessa iniciativa que consolida os servidores e o novo ambiente regulatório que a agência tem construído a cada dia.

“Não é simplesmente uma celebração de entrega de certificado, classificamos isso como uma inovação e um novo momento da Agems. Pela primeira vez em 22 anos, nós estamos entregando o módulo 1 para 40 servidores e no futuro serão especialistas e pós-graduados em regulação. Sem dúvidas, é um novo momento para a Agems”, enfatiza.

O curso

O curso, realizado de forma 100% online teve uma carga horária total de 210 horas com notas conceitos de “excelente, bom e ótimo”. Dividido em módulos, os servidores completaram o primeiro módulo e estão se preparando para o segundo com conclusão para o fim de 2024.

Durante o curso, os servidores adquiriram conhecimentos atualizados sobre os conceitos de regulação e defesa da concorrência, além de habilidades para aplicar a legislação relacionada à área de regulação. O curso também proporcionou aprofundamento em políticas públicas de regulação e a aplicação de conceitos econômicos na normatização.

Bruna Aquino, Comunicação Agems