Semana do Artesão está com inscrições abertas para oficinas de artesanato para crianças – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A criançada também será contemplada na programação da Semana do Artesão 2024. Serão ministradas duas oficinas infantis de modelagem em biscuit que estão com inscrições abertas e gratuitas. No dia 23 de março, sábado, acontece das 14h às 17h a oficina infantil de modelagem em biscuit, com Leslie Gaffuri.

A oficina infantil é um encontro de muitas criações e brincadeiras através da modelagem em biscuit. Haverá também outra oficina semelhante no dia 24 de março, domingo, também das 14h às 17h. As oficinas acontecem no Armazém Cultural/Feira Central durante a Semana do Artesão 2024.

A ministrante da oficina, Leslie Gaffuri, optou por apresentar para as crianças a modelagem do coelhinho da Páscoa. “Como nós estamos no período de Páscoa, eu tomei a decisão de dar o coelhinho da Páscoa, porque a oficina vai acontecer uma semana antes da Páscoa. Então nós vamos fazer uma cestinha, a gente explicando o período da quaresma, tudo em tom de brincadeira, e aí a eles vão fazer o coelhinho para esperar o ovinho chegar. É mais ou menos este o incentivo da oficina”.

“Como são dois dias de oficina, se forem pessoas diferentes a gente vai trabalhar somente a parte dos coelhinhos, mas também nós temos um motivo que a gente vai dar o bichinho do Pantanal, para incentivar e mostrar a nossa identidade, é um começo para eles entenderem nosso Estado, a nossa história”.

Para oficinas com crianças, a ministrante vai trabalhar com coordenação motora e movimentação das mãos.

“E as oficinas, quando envolve criança, a gente estimula, faz com que eles comecem a entender, a movimentar as mãos, coordenação, e elas contam uma história, com muita brincadeira, o coelhinho da Páscoa, e a gente vai dar o Tuiuiú, que também é o nosso símbolo, tem lá no aeroporto, quando se fala em Mato Grosso do Sul a gente se lembra dele”.

Leslie Gaffuri trabalha há 20 anos com artesanato, é ceramista há mais de 15 anos e é presidente da Uneart (União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul). “Vai ser muito gostoso lidar com crianças, eu estou com muita expectativa. Eu acredito que vai ser muito gostoso”.

As inscrições para a oficina de sábado devem ser feitas pelo link:
https://www.sympla.com.br/oficina-de-modelagem-em-biscuit-para-criancas__2325108

Para oficina de domingo, pelo link:
https://www.sympla.com.br/oficina-de-modelagem-em-biscuit-para-criancas__2325120

Karina Lima, Comunicação FCMS
Fotos: Acervo da artesã